Quem tem direito ao vale social rj?
Quem tem direito ao vale social?
QUEM TEM DIREITO AO VALE SOCIAL
Deficientes (Físico, Auditivo, Visual ou Mental) ou Doentes Crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte.
Em cache
O que é o vale social e quem tem direito?
O vale social garante a gratuidade em barcas, trens, metrôs, ônibus e vans intermunicipais. As crianças e adolescentes assim como adultos incapazes de se locomover sozinhos, tem este direito garantido para um acompanhante, designado pelo próprio solicitante.
Em cache
O que precisa para fazer o vale social?
Documento pessoal com foto (RG, CNH, CIE …), com dados de emissão de até dez anos (cópia simples); CPF (caso o número não conste no documento apresentado) (cópia simples); Comprovante de residência recente (máximo 06 meses) (conta de telefone, luz, gás);
Onde dar entrada no Vale Social rj?
Nos Postos de Cadastramento ou no site www.valesocial.rj.gov.br/formularios. 3) Como requerer o Vale Social? O interessado deverá se dirigir a um dos Postos de Cadastramento portando os seguintes documentos: Ficha de cadastro com LAUDO MÉDICO (verso da Ficha) devidamente preenchido.
Em cache
Como saber se você tem direito ao vale?
É possível consultar se foi contemplado com o benefício por meio do aplicativo Auxílio Brasil e Caixa Tem. Também é possível fazer a consulta por ligação no número 111 (Caixa) ou 121 (Ministério da Cidadania).
Como saber que eu tenho direito ao vale?
Quem tem direito ao Vale Gás
Ter renda familiar per capita de até meio salário-mínimo ou ter a renda total da família de até 3 salários-mínimos. Já ser beneficiário de outros benefícios do Governo, como o Bolsa Família, Auxílio Brasil ou Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Quem tem direito à gratuidade no RioCard?
É a gratuidade assegurada à pessoas com deficiência (física, auditiva, visual ou mental) ou doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte, este benefício é concedido pela Setrans (Secretaria de Estado …
Qual a idade para gratuidade em ônibus no Rio de Janeiro?
Os idosos com sessenta anos ou mais, com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos, inscritas no cadastro único de programas sociais têm direito a gratuidade ou desconto no transporte interestadual.
Quanto tempo demora para sair o vale social?
O benefício consiste na gratuidade em transportes de concessão estadual (rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário). De acordo com a legislação, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana tem o prazo máximo de 90 dias para regulamentar e expedir o benefício.
Como saber se tenho direito a algum benefício do governo pelo CPF?
Como consultar o Auxílio Brasil com CPF? Basta acessar o aplicativo “Auxílio Brasil”. Caso já utilize aplicativos da Caixa, pode inserir o CPF e utilizar a mesma senha. Também pode usar a mesma senha do Caixa Tem ou ainda se cadastrar com seu CPF.
Como saber se tem algum benefício em meu nome?
Veja o passo a passo:
- Acesse o site meuinss.gov.br;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
- Na tela inicial aparecerá o nome do seu benefício juntamente com o número.
Quem recebe um salário-mínimo têm direito ao Bolsa Família 2023?
Isso significa que, mesmo que um familiar receba um salário mínimo (R$ 1.302) em meio a uma família de seis pessoas sem renda, isso não inviabiliza o benefício, já que o que conta é a soma da renda de todos os integrantes.
Por que eu não recebo Auxílio Gás?
Os beneficiários do programa Auxílio Gás não irão receber o benefício neste mês de março. Isso porque o calendário desse benefício é diferente dos outros programas sociais do Governo Federal, de maneira que os pagamentos só serão retomados no próximo mês, em abril.
Como saber se tenho direito a gratuidade do transporte?
Este define que não pode haver cobrança nos coletivos urbanos e intermunicipais às pessoas com mais de 65 anos. Além dos idosos, há outros grupos que têm direito à gratuidade ou à meia tarifa asseguradas por leis federais, como estudantes, pessoas com deficiência (PCD), gestantes, policiais e carteiros.
Quem tem 60 anos têm direito à gratuidade?
A partir de 65 anos todos os cidadãos têm gratuidade, segundo o Estatuto do Idoso. Com a publicação do decreto, as pessoas entre 60 a 64 anos poderão usufruir da gratuidade no metrô, nos trens, no VLT (veículo leve sobre trilhos) e nos ônibus intermunicipais.
Quem tem 60 anos vai pagar condução?
Em dezembro de 2022, porém, a prefeitura publicou um decreto retomando o benefício. Desde então, quem tiver 60 anos ou mais precisa apenas apresentar o RG ou um documento original com foto para entrar sem pagar. Na prática, o idoso sempre deve entrar pela porta dianteira e se acomodar nos assentos antes da catraca.
Quem tem 60 anos têm direito a passagem gratuita?
Conheça seus direitos A Lei Estadual nº 15.179/2013 garante uma passagem gratuita por idoso (pessoa com 60 anos de idade ou mais).
Como saber se você vai receber o vale?
É possível consultar se foi contemplado com o benefício por meio do aplicativo Auxílio Brasil e Caixa Tem. Também é possível fazer a consulta por ligação no número 111 (Caixa) ou 121 (Ministério da Cidadania).