Quem tem direito a meia-entrada por lei?
O que precisa para comprovar meia-entrada?
Para comprovação, basta apresentar o documento de identidade. b) Documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.
Em cache
Como sei se tenho direito a meia-entrada?
A Lei da Meia Entrada confere aos jovens de baixa renda de 15 a 29 anos de idade o direito de adquirir ingresso pela metade do preço. Mas, o que define um jovem de baixa renda? São aqueles que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.
Em cache
Qual é a lei da meia-entrada?
Neste contexto, a Lei Federal nº 12.933/2013 trata especificamente sobre o benefício ao pagamento de meia–entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos, trazendo outras regras para o exercício regular e efetivo do direito.
Em cache
Sou estudante mas não tenho carteirinha posso comprar meia-entrada?
Veja abaixo dúvidas e respostas.
Segundo o Procon-PB, outros documentos além do Documento do Estudante legalmente credenciado (carteirinha) não são válidos para comprovar a condição de estudante e não garantem a meia–entrada.
O que acontece se não comprovar a meia-entrada?
O cliente que não puder utilizar o ingresso por não apresentar documentação válida, conforme nomenclatura do ingresso, não terá direito a reembolso do valor pago pelo ingresso, ou qualquer outro tipo de ressarcimento ou compensação.
O que vale como comprovante de estudante?
ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.
Como conseguir meia-entrada fácil?
Estudantes dos cursos de ensino presencial ou do ensino a distância(EAD), podem solicitar o Documento do Estudante para garantir meia–entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas.
Quem faz pós online têm direito a meia-entrada?
A resposta é: sim! Estudantes que estejam cursando uma pós-graduação também têm direito a receber uma carteirinha estudantil da instituição que frequentam, por exemplo, ou dar entrada em outro documento que os qualificam como alunos. Isso garante a eles a meia–entrada nos termos da Lei Federal 12.933/2013.
Quem tem direito a meia-entrada em 2023?
A meia entrada é um direito garantido por lei, que permite que estudantes, idosos, professores, portadores de necessidades especiais e jovens de baixa renda possam usufruir de atividades culturais e artísticas pagando metade do valor do ingresso.
Como provar que eu sou estudante?
A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.
Que tipo de estudante paga meia?
A Lei Federal da Meia Entrada nº 12933/2013, garante que estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos tenham direito a meia entrada.
Que tipo de estudante paga meia-entrada?
A Lei Federal da Meia Entrada nº 12933/2013, garante que estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos tenham direito a meia entrada.
Qual é a melhor carteira de estudante?
Entenda porque a Carteira do Estudante ISIC é a melhor opção para você desbravar o mundo. A ISIC – Carteira Mundial do estudante é uma carteirinha de estudante internacional, endossada pela UNESCO e reconhecida em mais de 130 países.
Como fazer carteirinha de estudante online grátis?
Para isso basta fazer o cadastro no site documentodoestudante.com.br , não efetuar o pagamento, enviar para o [email protected] o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar resposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita.
O que pode substituir a carteira de estudante?
A CIE estudantil 2023 é um direito que deve ser acessível a todos estudantes brasileiros. Assim, este benefício deve ser oferecido gratuitamente em alguns casos. Para tanto, deve-se utilizar o ID Jovem. Ele é um documento para jovens de baixa renda, que permite a isenção no pagamento da CIE.
Como ter 50% de desconto no cinema?
Alguns bancos, em parcerias com redes de cinema, têm o benefício de desconto nas sessões. Cartões como Itaucard, Bradescard e Santander disponibilizam desconto de 50% em alguns cinemas parceiros. Entre no site do seu banco e confira se o seu cartão tem esse benefício e em quais cinemas ele é aceito.
Quais documentos comprovam ser estudante?
A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.
O que posso levar para comprovar que sou estudante?
01 (um) documento de identificação: RG, CNH, RNE ou passaporte (certidão de nascimento pode ser validada se o estudante for menor de 13 anos); 01 (um) comprovante de matrícula no ano vigente: declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino ou boleto da mensalidade de 2023.