Quem tem direito a meia-entrada em 2023?
Quem tem direito a meia-entrada 2023?
Além do direito estar disponível para os estudantes, a lei da meia entrada também abrange seus benefícios para deficientes e acompanhantes se necessário, jovens entre 15 e 29 anos que comprovem baixa renda e devem possuir no CadÚnico, um serviço de cadastro para programas sociais do governo federal e o ID Jovem .
Em cache
Quem tem direito a pagar meia no ingresso?
Com a carteira de estudante, os alunos que estão no ensino médio, ensino fundamental, ou alunos de curso superior, faculdade, universidade ou pós graduação, tem direito de desconto no cinema de 50% do valor da inteira. Portanto o desconto no cinema é de metade do valor de um ingresso.
O que precisa para comprovar meia-entrada?
Para comprovação, basta apresentar o documento de identidade. b) Documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.
Sou estudante mas não tenho carteirinha posso comprar meia-entrada?
Veja abaixo dúvidas e respostas.
Segundo o Procon-PB, outros documentos além do Documento do Estudante legalmente credenciado (carteirinha) não são válidos para comprovar a condição de estudante e não garantem a meia–entrada.
Como conseguir meia-entrada fácil?
Jovens de baixa renda: jovens com idade entre 15 e 29 anos, que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, têm direito à meia-entrada, desde que inscritos no CadÚnico.
O que vale como comprovante de estudante?
ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.
O que é considerado estudante?
Estudantes: alunos da educação básica e educação superior, conforme previsto no Título V da Lei no 9.394, de 20.12.1996 . Idosos: com idade superior a 60 (sessenta) anos . Pessoas com necessidades especiais — e, em alguns casos, seus acompanhantes . Jovens de baixa renda de 15 a 29 anos.
O que acontece se não comprovar a meia-entrada?
O cliente que não puder utilizar o ingresso por não apresentar documentação válida, conforme nomenclatura do ingresso, não terá direito a reembolso do valor pago pelo ingresso, ou qualquer outro tipo de ressarcimento ou compensação.
Como provar que eu sou estudante?
A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.
Qual carteira de estudante é válida para meia-entrada?
A Lei 12.933/13 detalha quem pode emitir a carteira de estudante. Nos casos da carteirinha de estudante digital, as mesmas regras se aplicam, vale ressaltar que não há diferença entre apresentar a carteiria física ou digital, o seu DNE sendo legítimo, já garante a sua meia-entrada.
Como fazer carteirinha para pagar meia-entrada?
Você pode solicitar o seu Documento Nacional do Estudante pelo site oficial e deve pagar uma taxa de R$40, além do frete, para receber em sua casa. Embora seja um documento pago, vale a pena tê-lo, pois você poderá usar sua carteirinha até o dia 31 de março do ano seguinte.
Como ter 50% de desconto no cinema?
Alguns bancos, em parcerias com redes de cinema, têm o benefício de desconto nas sessões. Cartões como Itaucard, Bradescard e Santander disponibilizam desconto de 50% em alguns cinemas parceiros. Entre no site do seu banco e confira se o seu cartão tem esse benefício e em quais cinemas ele é aceito.
Qual carteirinha de estudante é válida para meia-entrada?
A ID Estudantil, lançada em 6 de setembro de 2019, permitia a todos os estudantes brasileiros entrarem em eventos culturais e esportivos com meia-entrada. O produto foi ofertado em ambiente digital, nas lojas Google Play e Apple Store, o que evitou a impressão de papel e reduziu a burocracia e o risco de fraudes.
Qual é a melhor carteira de estudante?
Entenda porque a Carteira do Estudante ISIC é a melhor opção para você desbravar o mundo. A ISIC – Carteira Mundial do estudante é uma carteirinha de estudante internacional, endossada pela UNESCO e reconhecida em mais de 130 países.
O que é válido para meia-entrada?
O desconto de 50% na meia entrada é válido para eventos culturais, esportivos, recreativos, de lazer, shows nacionais e internacionais, peças teatrais, circo e festivais.
Quais documentos comprovam ser estudante?
A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.
Como comprovar que eu sou estudante?
Declaração escolar; Bilhete escolar; Carteirinhas escolares emitidas em outras instituições; Carteira de Identificação Estudantil (CIE) com validade vencida.
Como tirar a carteira de estudante 2023?
O documento estudantil de 2023 já está disponível para ser solicitado no site do Grande Recife Consórcio de Transporte (www.granderecife.pe.gov.br). Ao acessar a página na Internet, deve-se clicar no ícone Carteira de Estudante, em destaque na cor amarela.