Quais os principais fatos históricos do município de Feira de Santana?

Quais são os marcos históricos de Feira de Santana?

Conhecendo 8 monumentos de Feira de Santana

  • Monumento Todos os Caminhos. Encravado no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas – uma das principais avenidas do município – o “Monumento Todos os Caminhos” é de autoria do arquiteto e artista plástico Juraci Dória. …
  • Monumento ao Caminhoneiro. …
  • Monumento a Maria Quitéria.

Em cache

Qual a história da cidade de Feira de Santana?

O Município e a Vila foram criados no dia 9 de maio de 1833, com a denominação de Villa do Arraial de Feira de Sant'Anna, com o território desmembrado de Cachoeira, constituídas pelas freguesias de São José das Itapororocas (sede), Sagrado Coração de Jesus do Perdão e Santana do Camisão, atual município de Ipirá.
Em cacheSemelhantes

Qual evento marcou a fundação de Feira de Santana?

Seu município foi criado pela Resolução do Conselho Geral do Governo da Província da Bahia, em sessão de 9 de maio de 1833, sob a presidência do então presidente da Província Joaquim José Pinheiro de Vasconcelos, em cumprimento a Lei Imperial de 13 de novembro de 1832.
Em cache

Quais são as principais características de Feira de Santana?

Feira de Santana é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, imobiliário, industrial, financeiro, administrativo, cultural e comercial do interior da Bahia e um dos principais do Nordeste, exercendo influência sobre centenas de municípios do estado.

Qual é o patrimônio histórico de Feira de Santana?

Casarão dos fundadores de Feira de Santana é tombada como patrimônio histórico | Ministério Público do Estado da Bahia.

É um patrimônio histórico?

O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.

Qual é a cultura de Feira de Santana?

É a cultura regional valorizada através de projetos, manifestações populares, artesanato, música e comércio, mostrando que o Sertão é um celeiro cultural abundante em elementos que mostram a beleza e a riqueza da região.

Qual é a rua mais antiga da cidade de Feira de Santana?

Avenida Senhor dos Passos

A Avenida Senhor dos Passos é uma das mais antigas de Feira de Santana. Abrigou os primeiros cinemas da cidade e é onde estão localizados o Paço Municipal, a Prefeitura e a Igreja Senhor dos Passos. Disponível em: http://goo.gl/u503bk.

Qual é a construção mais antiga de Feira de Santana?

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios – É o prédio mais antigo do município. Há referência histórica sobre ele desde o início do século XVIII (1707). Presume-se que tenha sido construído no fim do século XVII.

Quais elementos culturais de Feira de Santana?

Entre tais manifestações encontramos as várias reminiscências das culturas de matriz africana nos quilombos de Feira de Santana; as comemorações do Novembro Negro; as cantigas de roda ou cantigas de verso, como a da Sereia das águas; os cantos de trabalho, como os da bata do Feijão, da bata do milho e da amarra do fumo …

Qual a fama de Feira de Santana?

O comércio e a origem de mercadorias

A efervescente atividade comercial nos diversos setores é uma das marcas de Feira de Santana. Muitos comerciantes conseguem ter sucesso em seus negócios e empreendimentos e colaboram para o crescimento da cidade, geração de emprego e renda e movimento da economia.

Quais são os três tipos de patrimônio histórico?

Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Quais são as construções históricas?

Prédios, casas, pontes, estátuas, esculturas, ruínas, igrejas, templos, grutas e cavernas, sítios arqueológicos ou até mesmo parte de uma cidade como o centro histórico são exemplos de construções e espaços que podem ser considerados patrimônio histórico.

Por que Feira de Santana é conhecida como a Princesa do Sertão?

Em visita à cidade, em 1919, Rui Barbosa a chamou de 'Princesa do Sertão'. A homenagem veio pela posição geográfica privilegiada da região. 3 .

Qual é a idade de Feira de Santana?

A partir de hoje exibimos uma série de reportagens em homenagem ao aniversário de nossa cidade. E começamos mostrando o potencial turístico da Princesa do Sertão. Já pensou em empreender no mercado da beleza?

O que é patrimônio imaterial de Feira de Santana?

Patrimônio Cultural Imaterial é um conjunto de práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e …

O que é produzido em Feira de Santana?

A indústria de Feira de Santana é bastante diversificada e se destaca na produção de diversos produtos como: alimentícios, material de transporte, materiais elétricos, mecânica, química, utensílios domésticos, vestuário, têxtil, móveis, máquinas e equipamentos, autopeças, bebidas, papel e papelão, e aeronáutico.

Que mora em Feira de Santana?

Os habitantes se chamam feirenses. O município se estende por 1 338 km² e contava com 614 872 habitantes no último censo.

Similar Posts