Quais os pontos principais do plano de desenvolvimento de JK?

Quais eram os pontos principais do plano de desenvolvimento de JK?

Esse plano tinha a pretensão de ampliar economicamente o país a ponto de parecer que 50 anos de desenvolvimento se passaram em apenas 5 anos. Transporte, educação, alimentação, energia e indústria eram os principais pontos que esse plano queria desenvolver.
Em cache

Quais foram as principais realizações do Plano de Metas?

O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos da economia, abrangendo várias metas cada um, para os quais os investimentos públicos e privados deveriam ser canalizados. Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base, num total de 93% dos recursos alocados.
Em cache

Qual era o principal objetivo do governo de JK?

Juscelino desejava transformar Minas Gerais, um estado baseado na pecuária e agricultura, em um estado industrializado. Para isso, investiu maciçamente na produção de energia elétrica, construção de estradas e no desenvolvimento de novas indústrias.

Qual foi o desenvolvimento de JK?

O governo de Juscelino Kubitschek (JK, 1956-1961) ficou gravado na história republicana brasileira como a época do desenvolvimentismo, um período de grandes investimentos em transporte, produção de energia e indústrias de base, com o intuito de proporcionar o crescimento econômico capitalista ao Brasil.
Em cache

Qual o resultado do Plano de Metas de JK?

Resultados. O Plano de Metas alterou completamente a estrutura industrial e produtiva do país, consolidando a industrialização pesada. Além do rápido crescimento econômico, a infraestrutura e a construção de Brasília levaram o país a um novo patamar no mundo.

Quais foram as medidas do Plano de Metas de JK exceto?

(IDCAP) Foram medidas do Plano de Metas de JK, exceto: a) implantação de uma indústria automobilística. b) expansão das usinas hidrelétricas (Paulo Afonso, Furnas e Três Marias). c) criação do Conselho Nacional de Educação.

Qual é a importância do Plano de Metas?

O planejamento de metas tem como propósito tornar mais fácil a elaboração de estratégias que ajudarão uma empresa a atingir seus objetivos com sucesso. Uma equipe desfocada e sem direção pode conduzir seus esforços para atividades sem sentido com muita frequência.

Qual a importância de JK para o desenvolvimento do Brasil?

Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil entre os anos de 1956 e 1960, promovendo desenvolvimento da indústria e transferindo a capital federal para Brasília. Juscelino Kubitschek governou o Brasil entre 1956 e 1960, promovendo grandes transformações, como a construção de Brasília, a nova capital federal.

Foi o Plano de Metas?

O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização elaborado pelo presidente Juscelino Kubitschek, na forma de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que daria continuidade ao processo de substituição de importações que vinha se desenrolando nos dois decênios anteriores.

Quais eram as metas do Plano de Metas de JK?

De maneira geral, o Plano de Metas pregava que através do planejamento econômico e de investimentos públicos e privados nos setores corretos da economia era possível realizar, uma rápida e forte industrialização no país, a fim de superar o subdesenvolvimento, a pobreza e as desigualdades sociais.

Qual o papel de JK no desenvolvimento da indústria no Brasil?

Juscelino Kubitschek (JK) assumiu a presidência da República em 1956, com a missão de implantar o programa de desenvolvimento industrial que o Brasil ainda não havia vivido. Esse programa estava representado no Plano de Metas, que foi elaborado e propagandeado durante a campanha eleitoral.

Qual foi o principal objetivo da construção de Brasília?

A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Como funcionava o Plano de Metas?

O Plano de Metas funciona como um grande pacto de transparência entre a prefeitura e a população, uma vez que pressupõe a defini- ção de metas e objetivos concretos a serem cumpridos pelo governo local.

Quais são as principais características do governo de JK?

Sua presidência foi marcada pelo Plano de Metas, ação que concentrou-se no desenvolvimento de setores como energia, transporte, alimentação, indústria de base, educação e a meta-síntese, que foi a construção da nova capital Brasília, com o slogan de "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal …

O que é o Plano de Metas?

O Plano de Metas é um instrumento de planejamento e gestão que auxilia as prefeituras a definir as prioridades e ações estratégias do governo ao longo dos quatro anos de mandato.

Qual era a proposta de JK no Plano de Metas?

O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.

Quais foram as contribuições de JK?

Kubitschek investiu maciçamente no desenvolvimento de estradas, no crescimento industrial, sobretudo da indústria pesada, e foi o responsável pelo ambicioso projeto da construção de Brasília como nova capital do Brasil.

Qual objetivo do plano de desenvolvimento?

Trata-se de um plano que sistematiza diversas ações a serem tomadas para que você conquiste certo objetivo por meio do desenvolvimento pessoal e profissional. Em outras palavras, é um roteiro para que você saia de onde está agora e chegue onde gostaria de estar. Ou, ainda, torne-se quem gostaria de ser.

Similar Posts