Quais os dois tipos de cantigas?

Quais são os tipos de cantigas?

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Em cache

Quais são os dois tipos de cantigas líricas?

As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
Em cache

Quais os 3 tipos de cantigas?

Assim, temos:

  • 1 – Cantigas de amor. Manifestam uma paixão infeliz, um amor não correspondido do trovador pela sua dama; …
  • 2 – Cantigas de amigo. A temática desse tipo de cantiga é a saudade; …
  • 3Cantigas de escárnio. Críticas ao comportamento social; …
  • 4 – Cantigas de maldizer.

Em cache

O que eram as cantigas e quais os tipos?

Em geral, eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". Cantigas líricas: estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas sátiras: estão subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer. Características: As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa.

O que eram as cantigas líricas?

As cantigas líricas (que se dividem em cantigas de amor e amigo) fazem parte das obras literárias que abordavam temáticas mais amorosas e sentimentais, referentes a algum indivíduo. Primeiramente, as cantigas de amor abordavam uma relação vassala, por meio de um eu-lírico masculino.

Qual a diferença entre as cantigas de amor e de amigo?

A diferença mais imediatamente percetível entre os dois géneros é, sem dúvida, a indicada pela fragmentária Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional, em cuja formulação a cantiga é de amor quando o poeta fala de si mesmo, e é de amigo quando ele finge que é a mulher a expor as suas próprias penas.

Quais são os tipos de cantigas trovadorescas?

Os textos do trovadorismo são divididos em quatro principais grupos: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Veja, a seguir, um resumo sobre cada uma dessas classificações.

Quais os principais tipos de cantigas do trovadorismo?

As cantigas do Trovadorismo

  • Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.
  • Tradução.
  • Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax.
  • Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer'eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.

Qual é a cantiga mais antiga conhecida?

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Quais os tipos de cantigas produzidas na literatura portuguesa?

Dependendo do tema, da estrutura, da linguagem e do eu lírico, as cantigas trovadorescas são classificadas em quatro tipos: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Quais são as cantigas de escárnio?

Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade. Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara.

O que é cantiga de escárnio e exemplos?

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando o duplos sentidos. Exemplo: a música da dupla Maiara e Maraisa, "Quem ensinou fui eu".

Quais são as cantigas de amor?

Características e exemplos de cantigas de amor

  • Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós. …
  • Cantiga “A dona que eu am'e tenho” de Bernardo de Bonaval. …
  • Cantiga “Ai eu de min, e que será?” …
  • Cantiga “Ai flores, ai flores do verde pino” de D. …
  • Cantiga “Ondas do Mar de Vigo” de Martin Codax.

Qual a diferença entre as cantigas de escárnio e maldizer?

As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita. A cantiga de escárnio tinha um tom mais leve e a cantiga de maldizer era direta e ácida.

Quais os dois tipos de cantigas do trovadorismo?

As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos:

  • Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções.
  • Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Qual foi a primeira cantiga?

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

Como se dividem as cantigas?

As cantigas dividem-se em dois tipos: lírico e satírico.

Quais as cantigas de maldizer?

As cantigas de maldizer são canções cuja estrutura comporta críticas mais diretas e grosseiras. Nelas, são usadas termos de baixo calão, como palavrões, pois o intuito é mesmo agredir alguém verbalmente.

Similar Posts