Quais os diagnósticos que a bioimpedância pode detectar?

O que a bioimpedância detecta?

Você sabe o que é bioimpedância? Realizado através de eletrodos, esse exame visa analisar a composição corporal, identificando o percentual de massa muscular, de ossos e de gordura no organismo.

Por que fazer exame de bioimpedância?

Para o que serve e como funciona o exame de bioimpedância? Muito solicitado em academias e pelos nutricionistas para auxiliar no diagnóstico geral de saúde, o exame de bioimpedância avalia a composição corporal do organismo, a fim de identificar ganhos ou perdas de acordo com o plano de treino ou da dieta.
Em cache

Como interpretar os resultados da bioimpedância?

Valores normais de BCM proporcional à massa magra estão na faixa de 53 a 59% para homens e 50 a 56% para mulheres (18 a 75 anos). Porcentagens de células abaixo desses valores (sem edema visível) podem ser indicadores de desnutrição e distrofia muscular.

Quem deve realizar a bioimpedância?

Nutricionista, nutrologo ou endocrinologista? A Bioimpedância é um exame de relevância na avaliação do percentual de gordura, massa magra e líquidos no organismo. Tanto o médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, estão habilitados na avaliação do resultado da Bioimpedância.

Quais são os tipos de bioimpedância?

Existem três tipos de exame de bioimpedância, o segmentar, o regional e o total, que se referem respectivamente á: Bioimpedância segmentar: um exame mais detalhado, onde cada membro é avaliado separadamente.

Qual exame substitui a bioimpedância?

A densitometria corporal total é um exame que pode complementar a bioimpedância por avaliar aspectos adicionais. Então essa resposta depende do resultado que se espera com a avaliação corporal.

O que pode alterar o resultado da bioimpedância?

Substâncias que alterem o metabolismo, ou a distribuição da água ente os compartimentos celulares, que causem desidratação, vasoconstrição, acúmulo de água em órgão (estômago) etc, vão interferir no resultado do exame. Siga as instruções do profissional de saúde, para que os resultados sejam confiáveis.

Quais as vantagens da bioimpedância?

Este é um exame importante tanto para quem quer ganhar quanto para quem quer perder peso. Isso porque, é através dele que medimos toda a composição corporal e obtemos dados precisos para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) de uma pessoa.

Qual a margem de erro da bioimpedância?

Qual a precisão de uma balança de bioimpedância? A pesagem feita pela balança de bioimpedância é um método de avaliação não invasivo, prático e rápido para ser executado, exige pouca manutenção do equipamento e possui margem de erro entre 2 a 3% para porcentagem de gordura corporal.

O que pode alterar a bioimpedância?

ALIMENTAÇÃO Permaneça em jejum (alimentos e líquidos), 2 a 3 horas antes da avaliação. HIDRATAÇÃO e DESIDRATAÇÃO Avaliações em níveis de água raramente baixos podem alterar a leitura, portanto hidrate-se bem no dia anterior ao exame. MEDICAÇÃO Alguns medicamentos diuréticos podem alterar os resultados.

Qual a precisão da bioimpedância?

O cálculo tem 99% de precisão e, para que a leitura dos dados seja feita, o paciente deve subir numa balança, por isso o nome.

Qual o melhor horário para fazer o exame de bioimpedância?

Urinar 30 minutos antes do teste; O melhor período para a mulher ser avaliada é no meio do ciclo menstrual, onde a retenção hídrica é menor (do 7º ao 21º dias do ciclo); Quando for repetir o teste, procure fazer sempre no mesmo período do dia. *Na clínica o exame é realizado no período da manhã, com agendamento prévio.

Quando não fazer bioimpedância?

Quem não pode realizar o exame:

Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Pessoas com placas metálicas, pois pode resultar em uma leitura errada de bioimpedância, subestimando a gordura e superestimando a massa magra.

Qual a desvantagem da bioimpedância?

Desvantagens: estimativa do percentual de gordura dependente da equação utilizada; dependente da experiência e técnica do avaliador; difícil aplicabilidade em pacientes com percentual de gordura elevado.

O que pode interferir no resultado da bioimpedância?

Não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores ao exame. Não passar creme nos pés ou nas mãos para não interferir na leitura do equipamento. Usar roupas leves e poucas peças para garantir que os resultados sejam os mais exatos possíveis.

O que pode afetar o resultado de uma balança de bioimpedância?

Hidratação: Dependendo da quantidade de água ingerida, pode fazer com que a massa livre de gordura (músculo e osso) seja subestimada. Atividade recente de exercício: Exercícios com alta intensidade realizados antes das medições pode afetar o resultado do exame.

Qual o preço de um exame de bioimpedância?

Quanto custa um exame de bioimpedância? O exame de bioimpedância encontrado em clínicas custa de R$ 90 a R$ 180.

Quem não pode fazer exame de bioimpedância?

Quem não deve fazer o exame de bioimpedância

Quem não deve fazer o exame são pessoas com algum objeto metálico dentro do corpo (como placas, por exemplo), além de usuários de marca-passo, ou até mesmo gestantes.

Similar Posts