Quais medicamentos causam xerostomia?

Quais medicamentos podem causar boca seca?

Remédios que podem provocar boca seca

  • Antidepressivos;
  • Antialérgicos;
  • Relaxantes musculares;
  • Diuréticos;
  • Anti-hipertensivos;
  • Ansiolíticos.

Em cache

O que pode causar a xerostomia?

O que é xerostomia? Também chamada simplesmente de boca seca, a xerostomia é um sintoma médico de uma série de condições médicas e também um efeito adverso que pode surgir em decorrência do uso de determinados medicamentos ou mesmo por conta do tratamento do câncer.

Qual remédio diminui a saliva?

Em relação ao tratamento medicamentoso, o principal grupo de fármacos utilizados para reduzir o volume salivar são aqueles com efeito anticolinérgico (escopolamina, amitriptilina, atropina e propantelina, entre outros).

Porque alguns medicamentos deixa a boca seca?

Isso porque diversas classes de medicamentos provocam boca seca como um efeito adverso, o que pode ocorrer de duas formas distintas: inibição do sistema parassimpático, que produz a saliva fluida, ou estimulação do sistema simpático, que produz a saliva espessa.

Qual vitamina causa boca seca?

A boca seca pode também decorrer de deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A e a riboflavina (vitamina B2). Há vários sintomas presentes na ocorrência da boca seca: Secura na boca e na garganta. Saliva mais viscosa.

É perigoso boca seca?

A falta de saliva deve ser sempre avaliada, já que a saliva é essencial para a nossa saúde oral e a boca seca pode também afetar a pessoa durante o dia. Ter a boca seca também pode levar ao aumento dos níveis de placa bacteriana, mau hálitoe dificuldade em mastigar ou engolir, se o problema persistir.

O que é indicado para pacientes com xerostomia?

Em pacientes com xerostomia deve-se realizar a estimulação do fluxo salivar e a substituição de secreções salivares com estimulantes tópicos, saliva artificial e sialogogos1.

Quais as causas mais comuns de xerostomia e seus respectivos tratamentos?

O que causa boca seca ou xerostomia são: nervosismo, estresse, alguns medicamentos fortes, tratamento de câncer (radiação/quimioterapia), diabetes, tabagismo, consumo excessivo de álcool e uso de drogas.

Quanto tempo dura a xerostomia?

A maioria dos pacientes começa a melhorar depois de seis meses a um ano, mas em alguns casos a melhora pode levar mais tempo. A xerostomia pode facilitar a instalação de problemas dentários e nas gengivas, bem como de infecções locais.

Como aliviar boca seca por medicação?

Atualmente, existem hidratantes bucais, que atuam como substitutos de saliva. Enxaguantes bucais com soluções formuladas especialmente para diminuir a secura também podem ajudar no alívio do problema.

Quando a boca seca é preocupante?

Essa alteração, com nome esquisito, deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes, porque a sua evolução pode resultar em mau hálito ou aumento da incidência de cáries e outras doenças. Além disso, a Xerostomia pode ser sintoma de outros problemas de saúde e serve de alerta para uma investigação médica.

O que fazer para melhorar a xerostomia?

Em pacientes com xerostomia deve-se realizar a estimulação do fluxo salivar e a substituição de secreções salivares com estimulantes tópicos, saliva artificial e sialogogos1.

Qual é a especialidade médica que cuida de boca seca?

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

Qual exame detecta xerostomia?

“A sialometria é feita para verificar se a queixa de boca seca dos pacientes é uma real diminuição na produção salivar, chamada hipossalivação, ou se é apenas uma sensação de boca seca, mas o fluxo salivar está dentro dos parâmetros normais”, esclarece o especialista.

Como eliminar a xerostomia?

O que fazer para aliviar os sintomas da boca seca

  1. Chicletes sem açúcar : Mastigar chiclete sem açúcar estimula o fluxo de saliva. …
  2. Limite a ingestão de cafeína : A cafeína pode deixar a boca mais seca;
  3. Evite o uso de enxaguatórios bucais que contenham álcool : ajudam a desidratar a cavidade oral.

Como saber se é xerostomia?

São sinais tanto da xerostomia quanto da hipossialia, ou hipossalivação: dificuldade para engolir, lábios secos e rachados, sensação de ardência ou dor na língua, que fica vermelha e com fissuras, maior número de cáries dentárias, presença de saburra (placa bacteriana que se forma na parte posterior da língua), mau …

Quais doenças podem afetar o fluxo salivar?

Desidratação, medicações, radioterapia em cabeça e pescoço, diabetes mellitus e outras doenças específicas como a Síndrome de Sjögren foram citadas como as causas mais comuns da diminuição da taxa de fluxo salivar e foram associadas com cáries dentárias, candidíase, erosão dentária, e ulceração dos tecidos da mucosa …

O que fazer para ter mais saliva na boca?

Algumas ervas estimulam o fluxo salivar e podem ser consumidas na forma de chás. Entre elas, destacam-se hortelã, camomila, erva-doce e carqueja.

Similar Posts