Quais foram as reformas feitas por Sólon?

Quem foi Sólon e quais foram suas reformas?

Em 594 a.C., foi nomeado arconte e realizou reformas que ajudaram a cimentar o caminho ateniense rumo à democracia. Sua primeira medida foi promulgar um código de leis escritas que aboliu a escravidão por dívida e proibiu os homens de vender filhas e irmãs. Também alterou o código penal de Drácon.
Em cache

O que foram as reformas de Drácon e Sólon?

Em âmbito econômico, incentivou a exploração das minas localizadas na região de Laurion, organizou um sistema de pesos e medidas e proibiu a exportação de cereais. Para dinamizar as atividades comerciais, criou um padrão monetário fixo para a cidade e permitiu a entrada de artesãos estrangeiros nesse mesmo ambiente.
Em cache

Quais foram as reformas de Clístenes?

Entre as reformas de Clístenes está o reconhecimento da igualdade de todos os cidadãos atenienses perante a lei da cidade. A divisão da cidade foi reorganizada, e, em vez de quatro tribos, passaram a existir 10, organizadas por localidade e não por renda.
Em cache

Qual foi a importância das reformas de Sólon?

Com essa medida, proporcionou o fim da escravidão por dívidas em Atenas, principalmente entre os camponeses, que frequentemente se transformavam em escravos dos aristocratas. Essa medida foi de grande importância para reduzir o sentimento de revolta, que havia entre os trabalhadores do campo.
Em cache

Quais foram as principais medidas tomadas por Sólon?

Primeiramente, Sólon decretou o fim da escravidão por dívidas e a libertação de todo ateniense que fosse alvo dessa prática. Logo em seguida, dividiu a população em faixas de renda e criou novas instituições políticas: a Bulé, a Eclésia e o Helieu.

Quais as principais ações do governo de Sólon em Atenas?

Sólon (594 a.C.)

Aboliu a escravidão por dívida e promoveu uma série de reformas que visavam reduzir alguns dos privilégios dos bem-nascidos. Para isso, elaborou uma divisão censitária da sociedade ateniense, que levava em conta a renda – e não o nascimento -, o que favoreceu os demiurgos.

Quais as contribuições de Drácon e Sólon?

Drácon, Sólon e Clístenes foram os principais legisladores atenienses. Quais eram as funções dos legisladores em Atenas? Estabelecer leis: os legisladores eram responsáveis por criar e revisar as leis. Criar reformas sociais e políticas: os legisladores muitas vezes instituíram reformas sociais e políticas.

Quais foram as leis de Drácon?

As leis draconianas puniam de morte não só o homicídio, como também o furto e outros delitos menores, além de obrigar os devedores insolventes a trabalhar para os credores, como escravos, até solverem seus compromissos.

Quais são as leis de Sólon?

Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seisachtheia; dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou um tribunal de justiça, a helieia.

Quais foram as reformas de Clístenes e suas consequências?

Podemos afirmar que as reformas de Clístenes fixaram o novo quadro no qual se desenvolveu a vida política da Atenas clássica. Mais do que uma transformação, deve-se mesmo falar de uma instauração do político, do advento do plano político, no sentido próprio, na existência social dos gregos.

Quais reformas promoveram Sólon Drácon e Clístenes em Atenas?

Primeiramente, Sólon decretou o fim da escravidão por dívidas e a libertação de todo ateniense que fosse alvo dessa prática. Logo em seguida, dividiu a população em faixas de renda e criou novas instituições políticas: a Bulé, a Eclésia e o Helieu.

Quais as reformas propostas por Drácon Sólon Clístenes e Péricles?

Entre as principais leis de Sólon, podemos citar as mais importantes: 1) abolição da escravidão por dívidas; 2) regulamentação da lei da herança; 3) criação de padrão monetário e de um sistema de pesos e medidas; 4) criação de sistema de participação política baseado em rendas e riquezas.

Qual a importância das reformas sociais de Sólon em Atenas?

Sólon (594 a.C.)

Aboliu a escravidão por dívida e promoveu uma série de reformas que visavam reduzir alguns dos privilégios dos bem-nascidos. Para isso, elaborou uma divisão censitária da sociedade ateniense, que levava em conta a renda – e não o nascimento -, o que favoreceu os demiurgos.

Qual foi a reforma de Drácon?

Em 621 a.C., o legislador Drácon dedicou-se a elaboração do primeiro conjunto de leis escritas da cidade. Tal medida estabeleceu uma limitação dos poderes até então exercidos pelos eupátridas.

Quais foram as principais mudanças estabelecidas pela reforma institucional promovida por Sólon?

Do ponto de vista econômico, Sólon aboliu a escravidão por dívidas e proibiu que elas pudessem ter como garantia a própria pessoa, determinando, até, que atenienses vendidos como escravos no exterior fossem recomprados e trazidos de volta à Atenas.

Qual foi a principal medida de Sólon?

Entre outras importantes medidas, anistiou as dívidas dos camponeses, proibiu a escravidão por dívida, aboliu a hipoteca sobre pessoas e bens, libertou os pequenos proprietários que se encontravam escravizados, e impôs limites à extensão das propriedades agrárias, diminuindo os poderes e arbitrariedades da nobreza.

Quais as principais reformas introduzidas por Clístenes em Atenas?

Estabelecimento da organização do poder legislativo: Bulé (Conselho dos 500) e a Eclésia (reunião de cidadãos atenienses do sexo masculino). Criação do Areópago (conselho ou tribunal de justiça) para cuidar do sistema judiciário da cidade. O poder executivo era exercido por dez estrategos.

Qual a importância de Sólon?

Reestruturou as instituições políticas, deu direito de voto aos trabalhadores livres sem bens e codificou o direito e promulgou uma legislação especial sobre o uso de águas de fontes públicas (594 a. C.). Implantou reformas políticas e regulamentou o exercício do poder nas diversas categorias sociais.

Similar Posts