Quais as técnicas Psicanaliticas?

Quais são as 4 regras fundamentais da técnica psicanalítica?

O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

Quais são os 4 pilares da psicanálise?

Os quatro pilares da psicanálise junguiana: Individuação – Relacionamento analítico – Sonhos – Imaginação ativa – Uma introdução concisa.

Qual das duas técnicas foi a mais utilizada por Freud?

A técnica usada por Freud para ativar o inconsciente era a hipnose, usada como porta para dar tratamento aos pacientes.

Quais são os princípios da abordagem psicanalítica?

A abordagem psicanalítica é aquela na qual o terapeuta busca ver o paciente em seu conjunto completo e não somente os sintomas que ele apresenta ou as circunstâncias atuais de sua vida. Essa é uma modalidade de psicoterapia de percurso, pois o acompanhamento terapêutico do paciente costuma estender-se por muitos anos.

Quais os 3 pilares da psicanálise?

Resumos. A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Qual a principal técnica da psicanálise?

Técnica de Associação Livre de Palavras

Na associação livre o paciente é orientado a dizer tudo o que quiser, tudo o que lhe vier a mente, sem nenhuma orientação prévia sobre que caminho seguir ou qual linha de raciocínio deve-se partir, a associação livre se desprende por parte do paciente da ética e da moral.

Quais são as ferramentas da psicanálise?

Uma das principais ferramentas da técnica psicanalítica é a associaçao livre, que é uma das vias de acesso ao inconsciente. A importância da associaçao livre para o método psicanalítico foi tao grande que o próprio Freud a intitulou como a regra fundamental da psicanálise.

Qual a principal ferramenta da psicanálise?

O diálogo é a principal ferramenta para a abordagem psicanalítica. O psicólogo leva o paciente a se voltar para dentro e descobrir no inconsciente a razão para seus sofrimentos psíquicos, suas atitudes e sensações.

Quais são os 3 ensaios de Freud?

Segundo esse autor, a seqüência apresentada nos Três ensaios (dor-excitação-prazer preliminar) fornecerá uma chave central à compreensão das diferentes formas de perversão masoquista, que, a seu ver, "é apenas uma exacerbação e uma fixação de uma dimensão muito importante da sexualidade humana, ab origine." (Laplanche, …

Quais são as 5 fases de Freud?

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. As famosas 5 fases de freud.

Quais são os 3 usos do termo psicanálise?

1° uso: Um estudo sobre o ser humano. 2° uso: Análise da ciência e cultura. 3° uso: Método de análise e terapia do sujeito/paciente. Análise imutável da realidade.

Quais são os três pilares da psicanálise?

Resumos. A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Qual o método utilizado por Freud?

A pesquisa psicanalítica tem como condição de metodologia, o uso do método psicanalítico. Ou seja, utilizar o método criado por Freud, com o objetivo de construir um novo conhecimento, a respeito do ser humano, da sociedade, da cultura.

Quais os mecanismos de defesa na psicanálise?

De acordo com a teoria psicanalítica, os mecanismos de defesa são manifestações do ego diante de acontecimentos e fatores que geram sofrimento. O desenvolvimento desses meios de proteção do ego acontece de maneira inconsciente.

Quais são os três termos da psicanálise?

Quais os três usos do termo Psicanálise?

  • uso: Um estudo sobre o ser humano.
  • uso: Análise da ciência e cultura.
  • uso: Método de análise e terapia do sujeito/paciente.
  • Análise imutável da realidade.
  • Determinante, mas não limitante.
  • Benefícios da terapia. …
  • Aplicação e transformação.

Quais são os 4 mecanismos psicológicos de defesa?

O que são mecanismos de defesa?

  • Negação. A negação, na psicologia, é a recusa em aceitar a realidade, pois a verdade pode ser dolorosa demais para o indivíduo conseguir aceitar e lidar com ela. …
  • Deslocamento. …
  • Regressão. …
  • Projeção. …
  • Intelectualização. …
  • Racionalização. …
  • Formação reativa. …
  • Sublimação.

Quais são os 9 mecanismos de defesa?

Os mecanismos de defesa são: negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação.

Quais são as cinco premissas da psicanálise?

Os principais alicerces que sustentam a psicanálise são o inconsciente, a transferência, o complexo de édipo, as instâncias psíquicas e a teoria da sexualidade.

Similar Posts