Quais as estruturas que compõem o sistema respiratório?

Quais são as estruturas que compõem o sistema respiratório?

As vias do trato respiratório dividem-se em: 1) porção condutora: constituída pelas cavidades nasais (durante a respiração forçada, a cavidade oral também faz parte dessa porção), faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos; 2) porção respiratória: formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, …
Em cache

Quais os órgãos que compõem o sistema respiratório e suas funções?

Sistema do corpo humano responsável pela respiração

Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.
Em cache

Quais são as estruturas do sistema respiratório inferior?

O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
Em cache

Quantas partes compõem o sistema respiratório assinale o item correto?

Resposta correta: letra a – Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

Quais são as três funções do sistema respiratório?

A principal função do sistema respiratório reside na troca do oxigênio proveniente da atmosfera pelo dióxido de carbono produzido pelas células do corpo. Outras funções do sistema respiratório são a participação no equilíbrio ácido-básico do corpo, a fonação, a defesa pulmonar e o metabolismo.

Qual é a estrutura do pulmão?

Estrutura e Função dos Pulmões

  • Aparelho Respiratório.
  • Traqueia e Brônquios.
  • Vias aéreas e alvéolos.
  • Troca Gasosa.

Quais são os dois principais órgãos do sistema respiratório?

O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células. Ele é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões.

Qual é a divisão do sistema respiratório?

Resumo sobre o sistema respiratório

O sistema respiratório pode ser dividido em duas porções: uma parte condutora e uma parte respiratória. Fazem parte da porção condutora as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais.

Quais são as estruturas que compõem as vias aéreas superiores?

a) Via aérea superior: estruturas localizadas fora da cavidade torácica, incluindo o nariz, cavidades nasais, faringe e laringe, cuja função é filtrar, aquecer e umidificar o ar.

Qual é a estrutura muito importante do sistema respiratório?

Os pulmões são dois órgãos importantes do sistema respiratório. Eles possuem o formato de cone e apresentam uma consistência esponjosa, sendo ela resultado da presença dos alvéolos pulmonares, os quais formam a maior parte do parênquima pulmonar.

Qual a estrutura que compõem o sistema digestório e sistema respiratório?

A faringe é um órgão em formato tubular que fica localizado logo à frente das vértebras cervicais, também conhecida popularmente como garganta. Ela possibilita a passagem do ar e dos alimentos, por isso, pertence ao sistema respiratório e digestivo, simultaneamente.

Qual é o nome do principal órgão do sistema respiratório?

Pulmões: são órgãos em formato de cone que apresentam consistência esponjosa e apresenta maior parte de seu parênquima formado pelos alvéolos, sendo estimada a presença de cerca de 300 milhões de alvéolos nos pulmões. Cada pulmão é revestido por uma membrana chamada de pleura.

Qual é a função da traqueia?

A traqueia é um órgão do sistema respiratório, cilíndrico e tubular, que se localiza entre a laringe e os brônquios e cuja função é filtrar, umedecer e conduzir o ar aos pulmões.

Qual a estrutura da traqueia?

A traqueia é formada por anéis cartilaginosos em formato de “C” (cerca de 12 a 15 em um adulto). Estão dispostos horizontalmente uns sobre os outros e unidos por um tecido fibroso.

Qual é a função dos brônquios?

Os brônquios são órgãos que se originam da traqueia, penetram os pulmões e ramificam-se. Os brônquios garantem que o ar seja transportado até os pulmões e que seja aquecido e limpo.

Qual é a função da faringe?

A faringe é um órgão em formato tubular que fica localizado logo à frente das vértebras cervicais, também conhecida popularmente como garganta. Ela possibilita a passagem do ar e dos alimentos, por isso, pertence ao sistema respiratório e digestivo, simultaneamente.

Qual é a função do alvéolos pulmonares?

Função dos alvéolos pulmonares

Nos alvéolos ocorrem trocas gasosas, fazendo com que o sangue que chega aos pulmões seja oxigenado. Nos alvéolos pulmonares, ocorre o processo conhecido como hematose (troca gasosa), que garante que o sangue pobre em oxigênio torne-se oxigenado.

O que é a função da laringe?

Podemos resumir as funções da laringe em três principais: Garantir a passagem de ar; Impedir que alimentos entrem no sistema respiratório durante a deglutição; Atuar na produção dos sons.

Similar Posts