O que são as pulsões de Freud?

O que é pulsão e quais as suas características?

Na psicanálise, a pulsão é a energia psíquica profunda que direciona a ação até um fim, descarregando-se ao consegui-lo. O conceito refere-se a algo dinâmico que é influenciado pela experiência do sujeito. Isto diferencia a pulsão do instinto, que é congénito (herdado pela genética).

O que é uma pulsão?

1. Impulso. 2. [ Psicanálise ] Força no limite do orgânico e do psíquico que impele o indivíduo a cumprir uma acção com o fim de resolver uma tensão vinda do seu próprio organismo por meio de um objecto , e cujo protótipo é a pulsão sexual.

Quais são os tipos de pulsão?

As pulsões têm dois tipos de representantes, os afetos e as representações. O destino da energia associada à representação é sempre a mesma: a pulsão é redimida, não tem o suporte da energia ou então tendo sido recalcada a representação, a energia manifesta-se através do afeto ou este transforma-se em angústia.

Quais as características da pulsão Freud?

Freud recordou, inicialmente, o caráter limítrofe (entre o psíquico e o somático) da pulsão, representante psíquico das excitações provenientes do corpo e que chegam ao psiquismo. Em seguida, descreveu as quatro características da pulsão: a “força” ou “pressão”, o “alvo”, o “objeto” e a “fonte”.

Quais são os 4 destinos da pulsão?

Nessa direção, Freud (1915) define quatro destinos possíveis para a pulsão: 1- Reversão ao seu oposto, o qual é desdobrado a partir de duas operações: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo; 2- Retorno ao próprio eu; 3- Recalque; e 4– Sublimação.

Quais são os elementos da pulsão?

No escrito Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1987 [1905]), citam-se três dos quatro elementos da pulsão: a fonte, o objeto e a finalidade.

Qual a finalidade da punção?

Fornecer via de acesso venoso para a administração de sangue e hemoderivados, líquidos, eletrólitos, contrastes, nutrientes e medicamentos; • Coletar sangue.

O que é impulso na psicanálise?

Impulsos são forças instintivas que, juntamente às percepções sensoriais, vinculam a Psicanálise com a Biologia. A diferença entre instinto e impulso está na resposta motora do impulso que é mediada pelo Ego. se ligam a um afeto ou a uma representação.

O que é pulsão de vida e pulsão de morte segundo Freud?

E a partir de 1920 Freud associa as pulsões do eu e as sexuais dentro do mesmo grupo representadas por Eros ou Pulsão de vida que preserva o organismo vivo e constrói a pulsão de morte, que teria como representante o sadismo. Ela anuncia a tendência fundamental de todo ser vivo de retornar ao estado inorgânico.

Quais são os destinos da pulsão Freud?

Nessa direção, Freud (1915) define quatro destinos possíveis para a pulsão: 1- Reversão ao seu oposto, o qual é desdobrado a partir de duas operações: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo; 2- Retorno ao próprio eu; 3- Recalque; e 4- Sublimação.

O que é pulsão de vida e pulsão de morte para Freud?

E a partir de 1920 Freud associa as pulsões do eu e as sexuais dentro do mesmo grupo representadas por Eros ou Pulsão de vida que preserva o organismo vivo e constrói a pulsão de morte, que teria como representante o sadismo. Ela anuncia a tendência fundamental de todo ser vivo de retornar ao estado inorgânico.

Quais são as pulsões de vida?

A pulsão de vida é a tendência do organismo humano para buscar a satisfação, a sobrevivência, a perpetuação. Em certo sentido, é às vezes lembrada como uma movimento em direção de novidades e acontecimentos. Relaciona-se ao desejo sexual, ao amor, à criatividade e ao desenvolvimento individual e coletivo.

Qual a diferença entre instinto e pulsão?

O instinto, portanto, é a força que inicia a NECESSIDADE de uma ação. Sem predeterminar qual ação em particular e qual é a força dessa ação. Já a pulsão, terá aspectos mentais, como um impulso, um desejo.

Qual é a técnica da punção?

A punção venosa periférica trata-se de um procedimento invasivo comumente realizada por profissionais de enfermagem, sendo muito utilizada na assistência à pacientes submetidos à terapia endovenosa. Consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia superficial, de preferência de grande calibre.

Quem faz a punção?

A punção aspirativa por agulha fina é solicitada pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço geralmente após a realização do exame de ultrassonografia da tireóide ou outras partes do pescoço.

O que é a pulsão na psicologia?

Em Três Ensaios sobre a teoria da sexualidade, Freud (1905/1996b) define o conceito de pulsão. Neste trabalho, esta é exposta como o representante psíquico de uma energia que leva ao movimento, ou ainda uma espécie de demanda por ação que seria feita ao psiquismo cuja fonte seria o processo excitatório em um órgão.

Quais foram as pulsões apresentadas por Freud em sua segunda proposta?

Vimos que, na segunda teoria, Freud inclui as pulsões sexuais e as pulsões de autoconservação no grupo das pulsões de vida (Eros). Entretanto, Freud às vezes utiliza, também, para as pulsões de vida em geral, os termos "pulsões sexuais" e "libido", o que, sem dúvida, pode confundir o leitor.

Quais são os principais componentes da pulsão?

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt.

Similar Posts