O que retrata a obra de Macunaíma?

Qual a moral da história de Macunaíma?

As aventuras do “herói de nossa gente” podem ser por vezes engraçadas, mas a moral da história é amarga. Aliás, achar graça na malandragem também é um vício brasileiro. Macunaíma é “o herói sem nenhum caráter”.

Qual a mensagem principal do livro Macunaíma?

Em Macunaíma o nacionalismo tem um caráter crítico e a figura do índio aparece causando uma reflexão sobre o que é ser brasileiro.

O que se trata a obra Macunaíma?

Macunaíma é uma das obras mais importantes do modernismo brasileiro, ela representa o movimento e condensa muitas das ideias consideradas centrais pelos vanguardistas! Publicada em 1928, o livro foi escrito por Mário de Andrade, um dos principais artistas na organização da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em cache

Qual é a principal característica de Macunaíma?

Macunaíma: é o protagonista do livro, podendo ser considerado um anti-herói. É um índio negro cujas características mais fortes são ser preguiçoso e ninfomaníaco. Em um momento da narrativa, mergulha num poço encantado e se transforma em um homem branco, loiro e de olhos azuis.
Em cache

Quais são os principais assuntos que abordam o livro Macunaíma?

Entenda os principais aspectos da obra

  • Rapsódia. “Macunaíma” é fruto do conhecimento reunido por Mario de Andrade acerca das lendas e mitos indígenas e folclóricos. …
  • Retrato do povo brasileiro. O livro faz parte da primeira fase modernista – a fase heroica. …
  • Narrador. …
  • Tempo e espaço. …
  • Comentário do professor.

Qual é o foco narrativo da obra Macunaíma?

O foco narrativo perceptível é de terceira pessoa, com um narrador-observador das peripécias de Macunaíma.

Qual é o foco narrativo do livro Macunaíma?

terceira pessoa

O foco narrativo perceptível é de terceira pessoa, com um narrador-observador das peripécias de Macunaíma.

Qual é a frase mais famosa de Macunaíma?

Macunaíma, o herói do nosso povo, possui uma marca lingüística, a famosa frase “Ai! que preguiça!…” “Ai, que preguiça” – uma só frase, duas culturas, dois idiomas, uma onomatopéia e um pleonasmo.

Qual a importância da obra de Macunaíma?

Seu impacto na literatura brasileira, deve-se principalmente ao fato de ter sido um dos pioneiros do Modernismo no Brasil; foi um dos responsáveis pela Semana de Arte Moderna de 1922, marco do início do movimento modernista brasileiro.

Em que aspectos o filme Macunaíma retrata as características da obra?

Com uma narrativa de caráter mítico, em que os acontecimentos não seguem as convenções realistas, a obra procura fazer um retrato do povo brasileiro, por meio do “herói sem caráter”. Macunaíma nasce à margem do Uraricoera na Floresta Amazônica e já manifesta uma de suas características mais fortes: a preguiça.

Por que Macunaíma é considerado um herói?

Quando Mário de Andrade criou Macunaima e o chamou de herói sem nenhum caráter, na verdade, ele faz um retrato das características do povo brasileiro, da mistura de raças, da riqueza folclórica e, principalmente, da espontaneidade do povo, tendo de se valer de um jeito malandro para se sobressair de situações difíceis.

O que relata a obra Macunaíma de Mário de Andrade?

“Macunaíma” é um romance modernista do escritor Mário de Andrade. Conta a história de Macunaíma, um índio que viaja até São Paulo para recuperar sua muiraquitã. Macunaíma, de Mário de Andrade, é um livro modernista, publicado, pela primeira vez, em 1928.

Similar Posts