O que que é TRM?

Quais são os sinais e sintomas do TRM?

Os principais sintomas do trauma raquimedular são perda de sensibilidade e motricidade nos membros. Também são observadas perda do controle urinário e intestinal. A depender do tipo de lesão podem ser observadas contraturas, dores neuropáticas, movimentos involuntários, deformidades e rigidez articular.

Quais são as sequelas de traumatismo raquimedular?

O trauma raquimedular (TRM) pode acarretar perda ou comprometimento das funções motoras e sensitivas do paciente. Por isso, é considerada uma catastrófica causa de inabilidade na prática médica.

O que significa a sigla TRM?

Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.

Como diagnosticar o TRM?

A principal forma de diagnostico desse tipo de lesões são os exames de imagem que mostram a gravidade e o tipo de TRM que o paciente sofreu, iniciando sempre com o raio-x para ter uma primeira visualização do trauma que nem todos os casos são visualizados pelo raio-x no caso de micro fraturas da coluna que acabam …

Qual é vértebra que a pessoa fica Tetraplegica?

Lesões na coluna cervical um pouco acima da sexta vértebra deixam o indivíduo tetraplégico e acima de C4 interrompem o controle da respiração e ele para de respirar instantaneamente.

Quais são os tipos de TRM?

Tipos de Lesão Raquimedular

Existem quatro tipos de lesão medular : cervical, torácica, lombar e sacral.

Qual a lesão medular mais perigosa?

Dessa forma, as lesões traumáticas da coluna cervical podem ocasionar diversos problemas neurológicos, sendo considerada uma das lesões mais perigosas, podendo levar o indivíduo a ficar paralítico.

Qual é o tratamento inicial para uma suspeita de TRM?

O tratamento do doente vítima de TRM inicia-se na abordagem inicial do paciente politraumatizado, segundo especificações do ATLS , tomando- se os cuidados necessários quanto a imobilização da coluna a fim de se evitar a progressão ou mesmo o surgimento de lesões neurológicas.

Quais os tipos de lesões mais comuns no TRM?

Tipos de Lesão Raquimedular

Existem quatro tipos de lesão medular : cervical, torácica, lombar e sacral. Em geral, quanto mais alto na coluna vertebral ocorre a lesão, mais disfunção a pessoa experimenta.

Quem tem lesão medular pode voltar a andar?

"A mensagem principal é que, quando recebe a informação apropriada, a medula espinhal tem a capacidade de reaprender a andar em indivíduos com lesão motora completa, mesmo após anos da lesão", disse ao Medscape a autora principal Claudia A.

Qual parte da coluna fica Paraplegico?

Normalmente as lesões que resultam em paraplegia situam-se ao nível da coluna dorsal ou coluna lombar, sendo que quanto mais alta for a lesão maior será a área de impacto, abrangendo o controle e sensibilidade, uma vez que a medula é afetada.

O que a lesão medular pode causar?

Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés. Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo. Urgência, incontinência ou retenção urinária ou intestinal.

Similar Posts