O que pode ser trabalhado com o filme Divertida Mente?

O que podemos trabalhar com o filme Divertida Mente?

Uma das principais lições do filme é a possibilidade de compreender que, absolutamente, todas as emoções são importantes. Até mesmo, as que categorizamos como “ruins”, possuem o lado positivo. A raiva pode nos impulsionar, demonstrar força contra injustiças.
Em cache

Como usar o filme Divertida Mente em sala de aula?

A recomendação é que os professores assistam ao filme Divertida Mente em sala de aula e depois criem um debate com as crianças sobre a inteligência emocional. O papel do educador é explorar as emoções, identificá-las no cotidiano da criança e mostrar o quanto cada uma é importante.
Em cache

Como trabalhar o filme Divertida Mente na educação infantil?

Apresentar o tema com o filme: “Divertida Mente”. Falar dos sentimentos do filme. Fazer pintura com as mãos, reproduzindo os personagens. Confeccionar os personagens “Divertida Mente”.

Qual é a moral do filme Divertida Mente?

A história se passa dentro da cabeça da garotinha Riley, de onze anos, e também fora dela, com todas as questões que circundam sua vida e de sua família. Contudo, os personagens de Divertida Mente que ocupam a Sala de Comando da sua mente são as emoções Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva.
Em cache

Como podemos aprender sobre emoções com o filme Divertida Mente uma contribuição da psicologia?

A primeira teoria da Psicologia que o filme abordou corretamente é que as emoções de uma pessoa realmente afetam a percepção dela, sua atenção, suas memórias e seus julgamentos. Elas guiam como alguém lida com as circunstâncias realmente importantes de sua vida, como mudanças de ambiente e o envelhecimento.

Porque a tristeza é importante na história do filme Divertida Mente?

A Tristeza, aliás, rouba a cena no longa da Pixar. É ela que muitas vezes promove o consolo e o conforto por parte dos outros, que instiga a empatia, como fica evidente quando a menina é apoiada pelos pais ao perder uma importante partida de hóquei.

O que podemos aprender com o filme Além da sala de aula?

Buscar novas alternativas e adequar a sua realidade. Proporcionar ao aluno vontade de aprender e sonhar com um futuro bom conscientizando os que, são através dos estudos que se pode alcançar suas metas.

Como trabalhar um filme com os alunos em sala de aula?

Dicas de como usar filmes em sala de aula

  1. Defina um objetivo didático.
  2. Defina como irá apresentar a atividade para a turma.
  3. Discuta o filme assistido.
  4. Desenvolva uma atividade.

Como os sentimentos do filme Divertida Mente se relacionam?

Cada emoção essencial de Divertida Mente possui um desenho específico que se relaciona diretamente com o sentimento que representa. A Alegria, por exemplo, tem um formato corporal que nos lembra uma estrela. O Medo, por sua vez, tem os contornos de um nervo e é roxo.

Qual é o papel dos sentimentos para a construção da nossa memória?

Eles mostraram que as experiências emocionais em humanos são capazes de induzir estados de funcionamento cerebral que persistem por algum tempo após esse evento e favorecem a consolidação de memórias neutras, sem conteúdo emocional. É como se as emoções deixassem as outras memórias subsequentes mais coloridas.

Como trabalhar as emoções de forma ludica?

Brincadeiras para trabalhar as emoções

  1. Pote das emoções. Entre as brincadeiras que exploram habilidades socioemocionais, o pote das emoções faz muito sucesso! …
  2. Termômetro das emoções. …
  3. Mímica. …
  4. Desenhos. …
  5. Fantoches e bonecos. …
  6. Espelho da emoção. …
  7. Copo das emoções.

Como trabalhar as emoções na psicologia?

Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. …
  2. Domine suas emoções. …
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. …
  4. Aumente a sua autoconfiança. …
  5. Aprenda a lidar com a pressão. …
  6. Não tenha medo de se expressar. …
  7. Desenvolva o sentimento de empatia. …
  8. Coloque em prática a resiliência.

Qual o objetivo do filme no processo de ensino e aprendizagem?

A utilização de filmes como formas pedagógicas em salas de aula, independente da temática ou gênero que o professor escolher, pode despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e pela pesquisa, por meio o olhar. Além de possibilitar a liberdade ao aluno de pensar e de aprender de um modo diferente.

Qual habilidade da BNCC para filmes?

EF05LP20

A habilidade EF05LP20 consiste em: Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.

Qual o objetivo de trabalhar filme na sala de aula?

A utilização de filmes como formas pedagógicas em salas de aula, independente da temática ou gênero que o professor escolher, pode despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e pela pesquisa, por meio o olhar. Além de possibilitar a liberdade ao aluno de pensar e de aprender de um modo diferente.

Qual habilidade para trabalhar filme?

A realização em cinema e audiovisual exige uma série de habilidades e competências: capacidade para desenvolver projetos, escrever roteiros, dirigir sets de filmagens, desenvolver um pensamento de montagem em cinema e nos diversos formatos audiovisuais, estabelecer relações entre cinema e arte contemporânea.

Qual a importância das emoções no filme Divertida Mente?

TODAS AS EMOÇÕES SÃO IMPORTANTES

Uma das grandes viradas de Divertida Mente ocorre quando as demais emoções percebem a importância da Tristeza, que até então era tratada como uma personagem inconveniente. Talvez essa seja a grande lição do filme: todas as emoções são naturais e têm uma função.

Qual a importância de se trabalhar as emoções?

A medida que conseguimos identificar nossos sentimentos e compreender o que eles representam no nosso cotidiano, desenvolvemos empatia, compaixão e conseguimos encarar de maneira mais positiva e equilibrada as dificuldades que a vida pode reservar para o futuro.

Similar Posts