O que pode ser considerado um documento histórico?

O que são considerados documentos históricos?

Os documentos históricos são chaves para o trabalho do historiador; são chamados também de fontes históricas. O historiador as utiliza para compreender e comprovar o que ocorreu em determinado tempo, segundo o recorte de sua pesquisa. Elas são as assertivas que consolidarão o pensamento do historiador.
Em cache

Quais são os tipos de documentos históricos?

Os principais tipos são: Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos. Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas. Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
Em cache

Quais são os cinco documentos históricos?

Resposta verificada por especialistas. No caso podemos afirmar que a carta de Pero Vaz de Caminha ou ainda a carta de renúncia de Jânio Quadro, ou o documento de abolição da escravatura, o documento da lei áurea, uma foto da segunda guerra.

Quando um documento pode ser considerado uma fonte histórica?

Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente.
Em cache

Quais são os principais documentos históricos do Brasil?

Documentos

  • A Lei Áurea – 1888 – Documento… …
  • A Lei Do Ventre Livre – DocumentoDocumento histórico, a Lei do Ventre Livre de 1871.
  • Coluna Prestes – 1924 – DocumentoDocumento histórico Manifesto de Santo Ângelo.
  • Dia Do Fico – Documento HistóricoDocumento Histórico sobre o Dia do Fico.

São exemplos documentos históricos não escritos?

Assim, pinturas, esculturas, construções, fotos, vídeos e relatos orais também são úteis para o historiador.

Quais os 4 tipos de documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

Quais os 3 tipos de documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a …

O que são documentos históricos e dê exemplos?

Essas informações estão em imagens e textos. Podemos entender por documentos escritos as cartas, as certidões, textos de jornais e revistas. As fotografias, ilustrações, desenhos, obras de arte, gravuras são documentos históricos iconográficos.

Quais os principais documentos históricos do Brasil?

Documentos

  • A Lei Áurea – 1888 – Documento… …
  • A Lei Do Ventre Livre – DocumentoDocumento histórico, a Lei do Ventre Livre de 1871.
  • Coluna Prestes – 1924 – DocumentoDocumento histórico Manifesto de Santo Ângelo.
  • Dia Do Fico – Documento HistóricoDocumento Histórico sobre o Dia do Fico.

O que não pode ser considerado fonte histórica?

Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

O que são e quais são os tipos de fontes históricas?

Resumo sobre fontes históricas

São documentos materiais e imateriais produzidos pelos homens ao longo do tempo. São o principal objeto de estudo do historiador para produzir conhecimento histórico. Seus tipos são: documentos escritos, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.

Qual é o primeiro documento histórico do Brasil?

A Carta de Pero Vaz de Caminha, cujo título oficial é Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil, é considerada o primeiro documento escrito no e sobre o Brasil. Seu autor era o escrivão oficial do rei Dom Manoel I, de Portugal, genro dos reis espanhóis D. Fernando e Isabel de Castella.

Quais são os exemplos de documentos?

Assim, são vários os tipos de documentos. Entre outras fontes de informação, citamos alguns exemplos: Uma carta; • Um livro; • Uma revista; • Uma fotografia; • Um selo; • Um filme; • Um disquete; • Um vídeo.

Qual a diferença entre fonte histórica e documento histórico?

Resposta. Resposta: Fonte histórica são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história. Já Fonte não escrita são as fontes orais (como são chamadas), ou chamada historia, é conseguida através de entrevistas, coletivas, depoimentos e etc.

Porque a carta é considerada um documento histórico?

A Carta de Caminha, por exemplo, representa a certidão de nascimento da História brasileira, assim como da Literatura. Por meio desse documento, é possível, nos dia de hoje, saber um pouco sobre como se deu o primeiro contato entre nati- vos e europeus.

O que é documento histórico não escrito?

Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal. Assim, pinturas, esculturas, construções, fotos, vídeos e relatos orais também são úteis para o historiador.

Similar Posts