O que pode causar bronquiolite em bebês?

O que faz um bebê pega bronquiolite?

A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias e por contato, ou seja, crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como creches, estão mais propensas à infecção.
Em cache

Como evitar que o bebê tenha bronquiolite?

"Preferencialmente, não só as mães e bebês devem estar com as mãos lavadas, mas a população em geral para evitar a transmissão de vírus respiratórios", esclareceu. Os pais também devem evitar levar as crianças para locais com aglomeração de pessoas, como shoppings, já que a circulação dos vírus é maior.

É perigoso bronquiolite em bebê?

Estudos publicados em revistas cientificas importantes apontam que a bronquiolite pelo vírus sincicial respiratório pode ser uma doença muito grave nas populações que apresentam fatores de risco, como é o caso da imaturidade do prematuro e seus baixos níveis de defesas do organismo para combater doenças.

Quanto tempo dura a bronquiolite em bebê?

Qual é a duração de uma bronquiolite? Geralmente, a criança melhora num período de uma a duas semanas. O regresso à creche é possível assim que a criança se sinta bem, com normalização da alimentação e sem dificuldade respiratória. A criança deve ser reavaliada pelo médico assistente como habitualmente.

Como curar bronquiolite rápido?

Os principais medicamentos usados para bronquiolite (aqui falando do geralzão tá pessoal) são: Broncodilatadores (salbutamol- Aerolin; fenoterol- Berotec) – uma parte dos pacientes apresentam resposta à essa medicação, e o que deve ser feito pelo médico é o chamado teste terapêutico, para avaliar essa resposta.

O que ataca a bronquiolite?

Entre as causas da bronquiolite figuram a inalação de poeira, fumaça e gases tóxicos, as reações induzidas por medicações e, principalmente, as infecções respiratórias provocadas por agentes virais, sobretudo o vírus sincicial respiratório e outros microrganismos que desencadeiam gripes e resfriados, como o adenovírus, …

Quais são as sequelas da bronquiolite?

A bronquiolite não costuma deixar seqüelas, embora seja freqüente a repe- tição de episódios de chiado no peito nos primeiros anos de vida. Os casos secundários à infecção do vírus Adenovírus podem eventualmente deixar lesões pulmonares de caráter irreversível.

Quando a bronquiolite se torna grave?

Pode, ainda, apresentar aumento da freqüência cardíaca, dor de ouvido, vômitos, conjuntivite e, nos casos mais graves, coloração azulada em torno da boca e nas extremidades, como nas pontas dos dedos, o que evidencia o alto grau de comprometimento respiratório.

Quando internar bebê com bronquiolite?

"O que mais nos preocupa nos sintomas é quando ela fica muito ofegante, não consegue mamar e tem dificuldade de respirar. Esse é um dos motivos em que indicamos a internação. Outro motivo para internar é quando a criança precisa de uma oferta extra de oxigênio, quando a saturação fica abaixo de 94%", disse Bonente.

Como eliminar o vírus da bronquiolite?

Como todo quadro viral, não existe um remédio específico para tratar a bronquiolite. A melhora depende da resposta imunológica da criança para eliminar o vírus.

Quando a bronquiolite e perigosa?

Quando ir ao médico

Ele está respirando cada vez pior. Um colapso dos espaços entre as costelas é observado quando ele respira. A criança tem lábios roxos ou azulados. Você não pode mantê-lo acordado.

Quem teve bronquiolite fica com sequelas?

Sequelas – Há crianças nas quais o chiado no peito pode permanecer de forma persistente ou recorrente após a bronquiolite viral aguda. Isto pode ocorrer durante semanas, meses ou até anos. Diversos fatores estão associados a esta evolução. A avaliação e acompanhamento por pneumologista pediátrico é indispensável.

Quais sequelas a bronquiolite deixa?

Os casos mais graves desenvolvem, ao longo do tempo, doença pulmonar obstrutiva crônica e complicações cardíacas.

Qual perigo da bronquiolite?

Complicações mais comuns

Nesse caso, os sintomas respiratórios não cessam e a obstrução aumenta, podendo causar surgimento de cianos por diminuição de oxigênio no sangue. Hiper-reatividade brônquica: ocorre após a resolução da doença, normalmente o paciente vai mantendo a presença de chiado no peito.

Qual o perigo de bronquiolite?

O elemento mais importante que a gente tem no combate a uma bronquiolite já instalada é a oferta de oxigênio, porque a queda dessa oxigenação do sangue é que pode levar à morte de uma criança", explica.

O que faz virar bronquiolite?

A bronquiolite é causada por um vírus, mais comumente o vírus sincicial respiratório (RSV). No entanto, vários outros vírus podem causar essa condição, incluindo parainfluenza, influenza e adenovírus.

Similar Posts