Sintegra: Consultas, Serviços e Como Acessar

O Sintegra 2019 constitui um dos assuntos que mais gera dúvidas entre os empresários ou pessoas que estão ligadas a área de administração financeira de uma firma, principalmente no que diz respeito a sua utilização e funções.

Então, se você deseja entender de uma vez por todas como este sistema funciona, não deixe de acompanhar os próximos parágrafos deste post.

Sintegra
Sintegra

O Que é o Sintegra

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, ou simplesmente Sintegra, foi desenhado pelo governo com o objetivo de unificar as operações das empresas do setor privado de todos os estados brasileiros, tudo isso por meio de procedimentos do caráter administrativo e sistemas computacionais.

Mas de um modo generalizado, o Sintegra pode ser visto como um sistema que traz mais burocracia em todos os processos impostos as empresas privadas, sobretudo no que diz respeito aos impostos que são devidos por essas corporações.

Mas por outro lado, o Sintegra ajuda a manter a organização, proporcionando uma forma de controle para padronizar a prestação de contas e a consulta dos dados cadastrados pelas empresas privadas de cada estado brasileiro. Confira abaixo o Sintegra de seu Estado:

Este sistema também contribui para o combate da “guerra fiscal” entre os estados, já que ele possibilita um maior controle nas operações de compra e venda de mercadorias interestaduais.

Consulta Sintegra 2019

Para que o contribuinte possa consultar a sua Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA, ele precisa de apresentar um cadastro neste sistema. Com os dados cadastrados, o contribuinte poderá fazer essa verificação por meio do seguinte procedimento:

  • Entre no site oficial do SINTEGRA por via do link –http://www.sintegra.gov.br/;
  • Com a página carregada, selecione o estado em que a empresa está cadastrada através do mapa ou da lista de estados a direita;
  • Em seguida prossiga escolhendo um dos tipos de documento que permite a consulta (CCE, CNPJ e CPF);
  • Com o número do documento informado, basta prosseguir e clicar em “Consultar”;
  • Na próxima página já serão apresentadas as informações do cadastro da empresa que constam nesse sistema.

Sintegra CNPJ – O que é?

Por meio do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o interessado pode realizar a consulta do cadastro CNPJ no SINTEGRA, pois este é um dos documentos que o sistema aceita para a identificação da empresa. Veja também como pagar o IRPJ 2019 para empresas.

Consulta CNPJ Sintegra 2019

Para realizar a consulta CNPJ Sintegra, o contribuinte terá que acessar o site do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, e seguir o procedimento indicado, logo abaixo:

  • Entre no site do SINTEGRA;
  • Escolha o estado em que o cadastro da empresa foi feito;
  • Em seguida selecione a consulta por meio do CNPJ e depois clique em “Consultar”;

Com isso feito, o interessado já poderá conferir os dados do cadastro CNPJ da sua empresa. Confira como funciona o Imposto de Renda 2019.

Validador Sintegra

Para realizar o envio de todas as suas informações para este sistema da forma correta, a empresa deve ter o validador Sintegra, pois somente por meio deste programa é que pode ser feita a validação do arquivo de informações a ser enviado. O programa validador está disponível no site do Sintegra.

É necessário que antes de efetuar o envio dos seus dados, o contribuinte confirme os mesmos junto a Secretaria da Fazenda do seu Estado.

Site Sintegra

Não é somente para a consulta do cadastro CNPJ que o site do Sintegra 2019 pode ser usado, sendo que por meio desta plataforma online também é possível ter acesso a notícias e serviços que dizem respeito as empresas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *