Sintegra SE

O Sintegra SE é um programa ligado a Secretaria da Fazenda de cada estado da federação que visa realizar o controle fiscal das operações de circulação de mercadorias e serviços pelas empresas.

Através do validador Sintegra, o programa também analisará as declarações enviadas pelas empresas, de modo a verificar se essas declarações atendem ao que a legislação preconiza, visando assegurar que os documentos enviados estejam em um formato único.

A vantagem do validador é a economia de tempo para contribuintes e para o órgão público, pois, o programa em si já verifica se está tudo correto, e se não, já avisa imediatamente o contribuinte.

Daremos aqui nesse texto uma rápida explicação a respeito do funcionamento do Sintegra no estado de Sergipe.

Sintegra SE
Sintegra SE

Como Funciona o Sintegra SE

Conforme dito, o Sintegra tem como finalidade tanto ter uma visão detalhada a respeito das atividades operacionais dos contribuintes, referentes à circulação de mercadorias e prestação de serviços tanto verificar, através do validador, se os arquivos enviados pelas empresas estão de acordo com a legislação de cada estado.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SINTEGRA SE

A primeira finalidade tem como objetivo evitar erros no recolhimento dos impostos, pois, o arquivo deve conter o detalhamento das operações realizadas tanto dentro do Estado de Sergipe quanto para outros estados, e, devido ao fato do ICMS e ISS, por exemplo, terem diferentes alíquotas de acordo com o produto, de acordo com o local onde foi realizado a operação, entre outros detalhes.

O controle faz-se necessário para evitar evasão fiscal.  Referente à segunda finalidade, os documentos necessitam seguir uma padronização de modo a evitar desorganizações, afinal, são declarações enviadas a um órgão público, portanto, é necessário que todas as declarações contenham as mesmas informações para todas as empresas.

Tal como em outros estados, são dois arquivos separados:  um é o validador, que, conforme já dissemos, verificará se o arquivo enviado pelo contribuinte está de acordo com o que a lei exige.  O contribuinte submeterá o arquivo a esse programa, se estiver tudo de acordo, o programa copiará o arquivo para um disquete. Essa cópia será criptografada, e, após isso, o programa emitirá um recibo.

Com o arquivo validado, o contribuinte enviará esse documento através do programa TED – Transmissão Eletrônica Digital – para o fisco, e é no TED que será emitido outro recibo de envio do documento, dessa vez sendo o arquivo definitivo.  Há também a possibilidade de o arquivo estar em desacordo com os padrões exigidos, nesse caso, o contribuinte deverá efetuar as correções, para submeter novamente ao validador.

Se nesse reenvio, estiver tudo conforme o que a legislação requer, aí sim, o contribuinte poderá enviar o arquivo de forma definitiva para o fisco através do TED.

Veja também:

Consulta Sintegra SE

Para você que deseja acessar o Sintegra SE, é simples, basta efetuar os procedimentos abaixo:

  • Acesse security.sefaz.se.gov.br
  • Se quiser consultar por CNPJ, digite o número do CNPJ, digite o código exibido pela imagem e clique em ‘Consulta por CNPJ’.
  • Caso deseje consultar o Sintegra através da Inscrição Estadual, digite o número da IE, digite o código de segurança exibido e clique em ‘Consulta por I.E’.

Endereço e Telefone Sintegra SE

Avenida Tancredo Neves, nº 151- Centro Administrativo Augusto Franco.  Telefone: (0xx79) 3216-7000.

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