Sintegra AM

O Sintegra AM tem abrangência nacional e tem conexões com as atividades operacionais realizadas pelas empresas no âmbito de circulação de mercadorias e de serviços.

Objetiva padronizar os arquivos enviados pelas empresas e ter um controle fiscal desses relatórios.

Além disso,  através do validador, que falaremos mais abaixo,  o fisco terá uma economia de tempo no tocante a erros nas declarações, pois, uma vez que, em caso de erros,  o arquivo nem poderá ser enviado para a respectiva Secretaria da Fazenda, não será mais necessário que o fisco verifique se há algum erro,  comunique o contribuinte,  que fará as correções, enviará tudo de novo e a Secretaria deva verificar de novo.

Sintegra AM
Sintegra AM

Não, com o validador, o programa em si, verifica a existência ou não de algum erro e já comunica de imediato o contribuinte, que poderá fazer as correções de maneira mais rápida e enviar em um prazo bacana a declaração para o fisco, economizando, dessa maneira, o tempo de todos os envolvidos.

O que é o Sintegra AM

O Sintegra é um sistema de informações existente em todas as unidades da federação que consiste em ter um controle sobre as operações de circulação de mercadorias e oferta de serviços realizadas pelas empresas, tanto operações dentro dos Estados quanto fora dos Estados.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SINTEGRA AM

Tem como objetivo, prevenir algum problema no tocante à arrecadação dos tributos sobre mercadorias e serviços, afinal, as alíquotas desses impostos tem uma grande variação, conforme o Estado ou o município, dependendo se é uma operação referente à circulação de mercadorias ou prestação de serviços, respectivamente.

Por outro lado, o Sintegra busca, através do validador, padronizar os arquivos enviados pelas empresas, de modo que sigam um padrão. Ora, por serem documentos que estarão em posse de órgãos públicos e são declarações de cunho público, devem obedecer a um modelo único.

Saiba ainda sobre:


Como Funciona o Sintegra AM

O Sintegra dos estados funciona basicamente da mesma maneira, a diferença básica é referente a se a validação do arquivo e o envio do mesmo dão-se através de um ou de dois programas e a periodicidade com que o envio deverá ser feito.

Não obstante, o procedimento é o mesmo:  antes de enviar para o fisco estadual o arquivo contendo as comercializações ou serviços realizados dentro do período que a lei exige que o arquivo seja enviado, normalmente mensalmente, abrangendo tanto operações interestaduais quanto dentro do Estado, o contribuinte deverá realizar a validação, através do arquivo disponibilizado pela Secretaria da Fazenda.

Em caso de erros por conta de dados incorretos ou não padronização do arquivo conforme a legislação disponha, o contribuinte deverá efetuar as correções e reenviar o arquivo, novamente através do validador.

Depois que esse arquivo esteja válido, ele poderá, enfim, enviar o arquivo para o fisco através da Transmissão Eletrônica.


Consulta Sintegra AM

Para quem deseja consultar o Sintegra AM, basta fazer exatamente o passo a passo abaixo:


Endereço e Telefone Sintegra AM

  • Endereço: Avenida André Araújo, número 50, bairro Aleixo, Manaus.
  • Telefone:  2121-1600.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *