Retificação Imposto de Renda 2018

Ao preencher a sua declaração do imposto de renda esqueceu alguma coisa ou cometeu alguns erros? Cuidado a sua declaração pode cair na malha fina, o ideal é realizar uma retificação do documento o mais rápido possível para evitar que a sua declaração fique retida no banco de dados da Receita Federal. Nesse artigo falaremos da Retificação Imposto de Renda 2018, confira!

O prazo máximo para retificar uma declaração do imposto de renda é até 05 anos, a retificação da sua declaração do imposto de renda pode ser feita a qualquer momento, desde que é claro a Receita Federal não tenha autuado ao contribuinte a prestar esclarecimento.

Retificação Imposto de Renda 2018
Retificação Imposto de Renda 2018

Quem precisa realizar a retificação Imposto de Renda 2018?

Precisa retificar o documento todo e qualquer cidadão que tenha esquecido de acrescentar informações financeiras, que tenha cometido erros de preenchimento ou que tenha deixado campos de informações importantes sem preencher.

Como retificar Dirf 2018?

A sigla Dirf significa declaração do imposto de renda 2018 retido na fonte, é uma obrigação voltada à pessoa jurídica que recolhem a seus tributos. Com exceção do microempreendedor individual, pois o faturamento do mesmo é menor ou igual a R$ 60 mil anualmente.

Os dados passados na DIRF são conferidos e cruzados pela a Receita Federal, se a mesma detectar alguma inconsistência de informações, o contribuinte fica retido na malha fina, onde deve prestar esclarecimentos a Receita Federal.

DIRF 2018
DIRF 2018

A Dirf é possível ser retificada desde que seja pelo o canal oficial da Receita, o documento terá todas as informações anteriores da sua declaração, podendo ser modificado, excluído ou editado. Sendo assim, o contribuinte pode realizar os ajustes necessários e substituir a Dirf anterior com a apresentação de uma nova.

Após o envio da Dirf Retificada, o documento é recebido pela a Receita Federal e classificada dentro de uma das situações abaixo:

  • Quando a sua Dirf se encontra em “em processamento”, indica-se que o documento foi recebido pela a Receita;
  • Quando tiver em situação de “Aceita” significa que o processo foi encerrado com sucesso;
  • Quando a sua Dirf se encontra rejeitada, significa que foram encontrados erros em sua declaração;
  • Em situação de retificada, significa que o documento está em processo de substituição;
  • Dirf em situação de cancelada indica que não existe valor legal.

Após a transmissão do documento para a Receita Federal, você pode consulta-la a qualquer momento, para realizar a consulta basta colocar o número do protocolo entregue ao final da sua declaração.

Retificação Imposto de Renda 2018 Online

Para realizar a retificação Imposto de Renda 2018 online o contribuinte precisa ter o certificado digital, se não tiver terá que obter esse código de acesso com a Receita Federal, com o código em mãos basta pegar o exercício do Imposto de Renda 2018 que deseja retificar e realizar todas as inclusões ou exclusões necessárias, para agilizar todo o processo o sistema permite que o contribuinte faça o documento em rascunho onde fica salvo todos os seus dados, sendo assim, você não precisa enviar a sua declaração do no mesmo dia.

Retificação IR Online
Retificação IR Online

Deste modo, o contribuinte consegue fazer a sua declaração aos poucos e enviar somente depois, a retificação online é bem simples e auxilia aos contribuintes que por algum motivo caíram na malha fina IR 2018.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *