Parcelamento IRPF 2018

Está com orçamento apertado? Cheio de dívidas? Principalmente irregular com a Receita Federal? Realize o parcelamento IRPF 2018 ou opte pelo o pagamento a vista, veja como funciona.

Parcelamento IRPF 2018
Parcelamento IRPF 2018

Como funciona o parcelamento IRPF 2018

A palavra parcelamento atraem muitas pessoas que estão com a vida financeira enrolada, todo o contribuinte tem direito de realizar o parcelamento do IRPF 2018, porém é preciso analisar ser é vantajoso ou não.

Confira o funcionamento a seguir:

  • Se o contribuinte optar pelo o pagamento em cota única, ou seja, à vista, o contribuinte liquida todo o imposto;
  • Se o contribuinte optar pelo o pagamento parcelado, recebe em cada parcela do parcelamento a incidência da taxa de juros chamada de Selic.

Antes de fazer a escolha da forma de pagamento que mais atende o seu orçamento, é importante analisar o que é mais vantajoso, isso porque muitas vezes o parcelamento não é tão vantajoso.

  • O pagamento parcelado está disponível para qualquer contribuinte do IRPF 2018;
  • O parcelamento é realizado pela a Receita Federal, onde o parcelamento recebe a incidência básica de juros da economia, nomeada como SELIC;
  • No parcelamento as parcelas sofrem reajuste mensalmente, isso vai variar de acordo com a evolução da taxa, ou seja, mensalmente esse valor muda.

Antes de tomar a decisão do parcelamento é preciso analisar as situações acima, isto porque o parcelamento tem a incidência do Selic, além de mensalmente não vim um valor fixo, que varia muito de acordo com o crescimento da taxa.

Veja também:

Diferença entre o pagamento a vista e parcelado

Para que os contribuintes possam decidir qual forma de pagamento é mais vantajosa. Ser faz necessário conhecer como funcionam ambas e as características das mesmas.

Conheça as diferenças a seguir:

  • Quitação de uma única parcela no caso do pagamento a vista, o que não acontece quando o pagamento é parcelado, você fica preso mensalmente a uma mensalidade que varia de valor, por conta da taxa do Selic;
  • No pagamento avista não há incidência de Selic, no parcelado sim;
  • O pagamento parcelado só pode ser realizado pelas as instituições parceiras vinculadas e credenciadas pela a Receita Federa;
  • O parcelamento só pode ser realizado em debito automático;
Pagamento à vista ou parcelado
Pagamento à vista ou parcelado

Agora é com você! Faça a comparação de ambas e escolha o melhor método e o mais viável ao seu orçamento para realizar o pagamento do imposto de renda 2018, assim como nos anos anteriores esse imposto também tem prazo para pagamento, fiquem atentas (o) as datas de vencimento para que você consiga realizar o pagamento do seu parcelamento IRPF 2018 em dia e não tenha problemas futuros.

É muito importante consultar as informações, pois o imposto de renda deve ser declarado pelos os contribuintes que se enquadram nos requisitos, lembrando que omitir qualquer informação financeira a receita federal é crime, podendo ser aplicado multa, em casos mais graves o cidadão pode ir até preso (a).

Esteja em dia com a Receita Federal, analise as formas de pagamento e regularize a sua situação o mais breve possível, em caso de duvidas acesse www.receita.gov.br.

Site da Receita Federal - Tire suas dúvidas
Site da Receita Federal – Tire suas dúvidas
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *