IRPJ 2018 – Imposto de Renda Pessoa Jurídica

O que muitas pessoas não sabem é que o imposto de renda também é dedicado às pessoas jurídicas. No entanto, ele não é chamado de IRPF, mas de IRPJ 2018. Assim como para pessoa física, o imposto de renda de pessoa jurídica é obrigatório. A não declaração do IRPF pode implicar em muitos problemas com o leão – mascote da Receita Federal. Como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica envolve muitos assuntos, muitas pessoas ficam com várias dúvidas. Por isso, com objetivo de auxilia-las, preparamos este artigo reunindo todas informações sobre esta modalidade do imposto de renda.

IRPJ 2018
IRPJ 2018

IRPJ 2018

O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica é um valor recolhido a partir dos rendimentos anuais de uma empresa. Ele possui, basicamente, a mesma essência do imposto de renda de uma pessoa física. A alíquota do IRPJ 2018 é estimada no valor de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que ultrapassar o limite de R$ 20.000,00 por mês.

O IRPJ 2018 pode ser realizado de forma anual ou também trimestralmente. Caso opte por declarar o Imposto de renda a cada três meses, geralmente as datas caem no mês de março, junho, setembro e dezembro. Portanto, fique bem atento à todas informações que envolvem o IRPJ 2018, os processos e datas são bastante rigorosos e burocráticos.

Quem deve declarar o IRPJ 2018?

Uma dúvida muito comum entre os proprietários de empresas e organizações é quem deve declarar o IRPJ. Ao contrário do IRPF, que existem alguns perfis isentos da declaração, o IRPJ 2018 é destinado à todas as empresas que possuem o cadastro nacional de pessoa jurídica, também conhecido como CNPJ. Basicamente existem 2 tipos de declaração de IRPJ 2018:

Pessoas Jurídicas Inativas – Como Declarar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica

O termo “pessoa jurídica inativa” não se refere a empresas fechadas ou falidas, mas sim a empresas que não efetivaram atividade operacional, patrimonial, financeira, ou não operacional.

Declaração de IRPJ 2018 inativa
Declaração de IRPJ 2018 inativa

Essas empresas são obrigadas anualmente a entregar a declaração Simplificada da Pessoa Jurídica inativa, que pode ser feita diretamente no site da receita Federal, através do link: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATRJO/DeclInatividade2016.App/default.asp

Pessoas jurídicas Ativas – Como Declarar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica

A declaração do imposto de renda pessoa Jurídica 2018 pode ser realizada através de programa disponibilizado pela Receita federal. Normalmente, os responsáveis por essa declaração são os profissionais de contabilidade vinculados à pessoa Jurídica, então se você é empresário, consulte seu contador para mais detalhes desse serviço.

Cópia de declaração de IRPJ 2018
Cópia de declaração de IRPJ 2018

O portal da receita Federal disponibiliza ainda o serviço de cópia da declaração de IRPJ 2018. Assim, empresários tem a oportunidade de acompanhar de perto os lançamentos feitos junto à Receita Federal, e acompanhar eventuais falhas de declaração.

A consulta IRPJ pode ser feita no seguinte endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/declaracoes-e-demonstrativos/copias/copia-de-declaracao-acesso-via-portal-e-cac/servico

Como fazer a declaração do IRPJ 2018

Diferentemente do Imposto de Renda dedicado à pessoa física (IRPF 2018), elaborar a declaração do IRPJ 2018 é um pouco mais complicado. Isto porque o processo de elaboração exige mais documentações. Por isso, caso seja totalmente leigo nessa área, o recomendado é que procure um profissional da área contábil. Ele poderá lhe auxiliar elaborando a declaração do IRPJ 2018 sem erros. Isto porque declarações elaboradas com dados incompatíveis podem cair na malha fina da Receita Federal, uma espécie de fiscalização das informações colocadas no imposto de renda.

No entanto, para aquelas pessoas que desejam fazer a própria declaração de sua empresa, elas podem ser elaboradas no site da Receita Federal ou também por softwares também disponibilizado pelo órgão.

Cronograma do IRPJ 2018

O cronograma do IRPJ  2018 ainda não foi divulgado. No entanto, em dentro de poucas semanas, a Receita Federal poderá divulgar algum anúncio relativo à modalidade de imposto de renda para pessoa jurídica. Por isso, atenha-se ao site da Receita Federal para ficar por dentro de todas informações a respeito do Imposto de Renda 2018, ou também por meio deste blog. Logo estaremos atualizando este artigo.

Está com alguma dúvida sobre o IRPJ 2018? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *