Extrato INSS para Imposto de Renda 2018

Para realizar a declaração do Imposto de renda é necessário que o contribuinte tenha algumas documentações, uma delas é o extrato do INSS. Esse documento é fundamental pois alguns contribuintes devem fazer algumas correções nos valores, portanto recorrem a esse extrato emitido pela Previdência Social. Um dos pontos positivos é que o extrato INSS para Imposto de Renda pode ser obtido do conforto de sua casa, pelo site da INSS. Além de ser totalmente gratuito, em dentro de pouco minutos o contribuinte pode tê-lo em mãos.

Extrato INSS para Imposto de Renda 2018

Extrato INSS para Imposto de Renda 2018

Veja mais sobre:

Extrato INSS para imposto de Renda

Extrato INSS para imposto de rendaO extrato do INSS é muito utilizado por aposentado ou pensionista que necessita fazer alguma retificação no seu imposto de renda. Esse documento possui informações fundamentais que podem ser utilizadas para correções de valores do IRPF. O extrato pode ser conseguido por meio do acesso ao site do Dataprev, plataforma utilizada pelo governo para unificar todas informações acerca da previdência social.

Além disso, os pagamentos do INSS (mesmo aqueles considerados isentos pela Receita Federal) precisam constar na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, para evitar complicações com a Receita Federal.

Como emitir extrato INSS para Imposto de Renda

Emitir o extrato do INSS para Imposto de Renda é um processo muito simples e rápido. Isto porque a plataforma da Previdência Social é bem ágil e adaptada para atender a todos os tipos de públicos, desde os mais leigos até os mais experientes. O processo de emissão de extrato INSS para Imposto de Renda se resume aos seguintes passos:

Como emitir o extrato INSS para Imposto de Renda

Como emitir o extrato INSS para Imposto de Renda

  • Primeiramente, o contribuinte deverá acessar o site da Previdência Social, mais especificamente à área de consulta ao extrato para imposto de renda, pelo seguinte endereço eletrônico: https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml.
  • Na página, o usuário deverá preencher algumas informações fundamentais para ter acesso ao extrato do INSS.
    1. Inicialmente, o usuário deverá selecionar o ano calendário (caso queira o extrato do INSS de anos anteriores, deverá usar outra ferramenta indicada no site).
    2. Logo em seguida o número do benefício. Neste caso não é preciso colocar pontos ou barras, o sistema já adiciona automaticamente.
    3. O terceiro dado requere a data de nascimento. O ano da data de nascimento deve ser informado com quatro algarismo.
    4. A quarta informação pede o nome completo do beneficiário. Portanto, não abrevie, coloque o nome inteiro do titular do extrato.
    5. O quinto campo pede a sequência número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Não é necessário colocar barras, traços ou pontos.
    6. Por fim, o contribuinte deverá digitar no campo reservado os caracteres que estão sendo exibidos numa imagem. Este procedimento auxilia a evitar que a plataforma seja usada para consultas automatizadas, o que prejudica o manuseio da ferramenta por outros usuários.
  • Ao término do preenchimento de todas as informações, o usuário deverá clicar no botão ‘consulta’. Caso todas as informações estejam corretas, o usuário será redirecionado imediatamente ao extrato INSS para imposto de renda.

Está com alguma dúvida sobre o extrato INSS para imposto de renda? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

One Response

  1. Neuza Maria de Souza Andrade outubro 26, 2017 Reply

Leave a Reply