Emissão de DARF Online

Emissão de DARF Online – O Darf faz parte do governo brasileiro, de administração da Receita Federal. Ele é um documento de arrecadação de contribuições dos cidadãos e é emitido pelo Ministério da Fazenda juntamente com a Secretaria da Receita Federal.

O Darf basicamente serve para cobrar todos os tributos administrados pelo governo federal. É importante que todos os cidadãos brasileiros, empresários e trabalhadores autônomos entenda como funciona a emissão da Darf de forma online e prática.

Emissão de DARF Online
Emissão de DARF Online

Acompanhe os próximos tópicos que vamos explicar todos os detalhes sobre o Darf online, os tipos de Darf, como emitir o documento e outras informações importantes.

VEJA TAMBÉM:

Tipos de DARF Pessoa Física

Existem dois tipos de Darf para pessoa física e jurídica. Vamos especificar aqui cada um deles, veja abaixo:

  • O primeiro é o Darf Comum. Ele possui uma cor preta e é utilizado para pagamentos de receitas federais e pode ser usado tanto para pessoa física como para pessoa jurídica, desde que esses empresários não tenham optado pelo simples nacional. Que é diferente.
  • O outro Darf existente é o Darf Simples. Ele tem uma cor verde e deve ser usado para quem possui CNPJ, ou seja, pessoa jurídica, só que de pequenos empreendimentos.
Tipos de DARF Pesssoa Física
Tipos de DARF Pesssoa Física

O empresário que opta pelo simples nacional paga uma taxa única por mês, o que simplifica a cobrança dos impostos. Além disso, esse pagamento também inclui o pagamento da previdência social.

O melhor de tudo é que tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica tem uma ferramenta incrível para conseguir o documento Darf de forma rápido e fácil: a internet. Por ela o cidadão e o empresário não precisam enfrentar filas, transtornos e deslocamentos.


Emissão de Darf Online

Para realizar a emissão de Darf Online é muito rápido, simples e fácil. Você precisa apenas de um acesso a internet e de alguns de seus dados para a emissão correta. Isso é necessário quando a Darf está com pagamento atrasado ou quando acontece algum tipo de transtorno e precisa-se de uma nova emissão.

Para então conseguir a segunda via do documento, é só seguir o passo a passo a seguir, veja:

  • Primeiro é preciso acessar o portal e-CAC, na seção do Darf https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login;
  • Depois é necessário digitar o CPF para quem é pessoa física ou o CNPJ para quem é pessoa jurídica (empresa);
  • Logo em seguida digite o número de inscrição;
  • Insira o código que aparece na imagem;
  • Por fim clique em “pesquisar”.
Emissão de DARF Online
Emissão de DARF Online

Programa Gerador da Darf Online

O programa gerador de Darf Online é o chamado SICALC WEB, desenvolvido pela Receita Federal e de Download gratuito. Ele dá mais agilidade para seus processos de geração de documento de tributos.

SicalcWEB Gerador de DARF Online
SicalcWEB Gerador de DARF Online

No site oficial da Receita Federal o cidadão e/ou empresa pode emitir o Darf e, além disso, tem a opção de calcular o valor da sua Darf Simples, incluindo todas as taxas e impostos necessários para pagamento.

Após o cálculo e a geração da Darf, o contribuinte pode imprimir o documento para efetuar o pagamento em uma agência bancária até a data do vencimento.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *