Declaração MEI Imposto de Renda 2018

Uma dúvida muito comum entre os microempreendedores é se eles precisam efetuar a declaração anual do imposto de renda ou declaração MEI, prestando contas a Receita Federal, pois a irregularidade e a falta de conhecimento do mesmo, pode prejudicar o andamento do seu negócio.

MEI precisa declarar imposto de renda?

O MEI se estiver dentro do limite estipulado pela a Receita Federal de R$60.000,00, precisa ser declarado o imposto de renda 2018 somente para informar a Receita o seu rendimento anual, não fazendo a incidência de pagamento algum referente a imposto ou qualquer tipo de taxa.

Sendo assim, os microempreendedores precisam ficar atentos ao prazo de envio da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI conhecido também como DANS-SIMEI, referente ao ano anterior ao vigente.

Como fazer a Declaração MEI?

A declaração MEI é realizada de maneira online e gratuita, não se faz necessário a instalação de programa algum. Primeiramente você precisa apenas de 3 simples informações, conheça a seguir:

  • Levantamento do que foi venda e do que foi revenda de produtos ou serviços;
  • Se possui ou não um trabalhador registrado pelo o MEI;
  • Faturamento total do ano anterior.

Essas informações você consegue obter através das notas fiscais e relatórios emitidos no ano anterior ao de vigências de declaração do imposto de renda MEI 2018.

  • Primeiramente o microempreendedor terá quer acessar o sistema do simples nacional, em seguida selecione a opção “Fazer a Declaração Anual” presente na aba próximo ao SIMEI;
  • Logo na segunda página, clique na opção ‘’ Declaração Anual Simplificada para o MEI, informe o ano de base que deseja efetuara sua declaração, coloque no item correto sendo original ou ratificada, caso você tenha realizado uma correção;
  • Clique em continuar, preencha os dados conforme solicitados e pronto.
Como Fazer a Declaração do MEI
Como Fazer a Declaração do MEI

A declaração somente informativa, não se faz incidência de imposto ou taxa alguma sob o MEI.

Lembrando que o prazo se esgota as 23h 59min 59s do dia 23 de maio de 2017, atente-se aos prazos de envio da sua declaração, o não envio ou o atraso do mesmo implica em uma série de irregularidades e problemas futuros, pois com o atraso do mesmo você não consegue gerar anualmente o DAS, à qual é um documento obrigatório gerado pelo o MEI.

O MEI fica inadimplente com o portal simples nacional, além de perde alguns benefícios previdenciários, onde o MEI não consegue emitir a certidão negativa, sendo totalmente impedido de conseguir financiamentos bancários.

Está cheio de microempreendedores no mercado, porém a maioria deles não sabe como é o tramite burocrática da formalização de um MEI, por ser um microempreendedor anualmente o microempreendedor precisa enviar a declaração do imposto de renda a Receita Federal o parâmetro de envio hoje é somente informativo.

Declaração MEI
Declaração MEI

É importante verificar anualmente como anda a sua situação referente ao micro empreendedor individual, para que não fique irregular com o Simples Nacional, e não tenha problemas futuros com documentação ou qualquer outro processo burocrático, pois anualmente o MEI precisa informar todas as ações ocorrentes a Receita Federal.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *